Menu

0

0

Destaques
Melgaço

Presidente da Câmara de Melgaço está do lado de lá do Atlântico em… Melgaço!

29 Janeiro, 2020 - 12:03

1

0

PUB O presidente da Câmara de Melgaço visitou esta semana o Município de… Melgaço, no Brasil. Sim! Leu bem. Existe uma cidade brasileira com o mesmo nome do Município Português […]

PUB

O presidente da Câmara de Melgaço visitou esta semana o Município de… Melgaço, no Brasil. Sim! Leu bem. Existe uma cidade brasileira com o mesmo nome do Município Português mais a norte. E não é caso único. Acontece também com Monção, Valença, entre vários outros Municípios portugueses.

Manoel Batista está de visita ao Estado brasileiro do Pará. Encontra-se acompanhado por uma extensa equipa de pesquisadores das Universidades Federais do Pará e de Goiânia e do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digirais da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, que desenvolvem o projeto Salto a Melgaço do Marajó, projeto integrado no MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

Recorde-se que o MDOC deu no ano passado a Melgaço o prémio de Município do Ano.

O Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDoc) atingiu em 2019 a 6ª edição. A iniciativa, que teve lugar no princípio do passado mês de agosto, apresentou  28 filmes na secção de competição, além de exposições, oficinas e conferências.

A programação contemplou obras de 18 países e inclui ainda vários filmes convidados ou fora de competição e a apresentação do resultado final da residência Plano Frontal, com trabalhos de Inês Silva, Martina Tzvetan, Maria Inês Rodrigues, Vasco Trabulo Bäurele e Emanuel da Silva, enquanto ‘curtas’, e Sofia Espada, Luís Miguel Portela e Clara Araújo, enquanto exposições.

Teve também lugar o Prémio Jean Loup Passek para melhor longa-metragem internacional, a categoria principal, onde competiram 15 filmes, dos quais quatro portugueses. O nome do galardão homenageia o crítico francês que morreu em 2016, responsável pela instalação no município do Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek.

 

PUB

Últimas