PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Presença de produtores de Vinho Verde na maior feira mundial mais do que duplicou

21 Março, 2013 - 10:08

243

0

É a maior comitiva de sempre da região a participar na Prowein, composta por 30 agentes económicos, em representação de 163 marcas – no ano passado, foram 18 e 87 marcas.

O número de produtores de Vinho Verde que vão marcar presença na maior feira mundial de vinho, na Alemanha, de 24 a 26 de marco, cresceu 67 por cento comparativamente com a edição de 2012.

É a maior comitiva de sempre da região a participar na Prowein, composta por 30 agentes económicos, em representação de 163 marcas – no ano passado, foram 18 e 87 marcas.

O objetivo passa por aumentar as exportações para o mercado alemão, o maior consumidor europeu de Vinho Verde depois de Portugal.

Bruno Almeida, do departamento de marketing da CVRVV, explica esta forte participação, por um lado, com o interesse dos vitivinicultores pela Alemanha, o quarto consumidor mundial de vinhos e, por outro, prende-se com a necessidade de fazer face à contração registada no mercado nacional.

Em 2012, ano recorde de exportações, a Alemanha importou quase sete milhões de euros de vinho produzido na região, o que representa 3,25 milhões de litros, mais 11 por cento do que em 2011.

A presença recorde no certame que anualmente se realiza em Dusseldorf é resultado da aposta na internacionalização que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem vindo a fazer há 12 anos, período durante o qual a produção vendida no exterior mais do que duplicou, passando de 15 por cento em 2001 para 37 por cento no final do ano anterior.

A CVRVV tem apostado nos mercados externos, nomeadamente naqueles que são considerados estratégicos, como os EUA, a Suíça, o Canadá, o Reino Unido e o Brasil.

Até ao final do ano, 2,8 milhões de euros vão ser investidos em ações de promoção, com vista manter a trajetória de crescimento das exportações verificada na última década.

A meta está traçada: chegar aos 50 por cento de vendas fora do país em 2020.

Só para a Alemanha, designadamente nas ações em Dusseldorf (Prowein), Munique, Dresden e Frankfurt, a CVRVV vai destinar uma verba de 300 mil euros em promoção, o mesmo investimento do que em 2012, ano do maior orçamento de sempre estabelecido no plano de marketing.

Últimas