PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Pouca adesão adia criação de núcleo de filatelia

23 Maio, 2012 - 12:37

174

0

Esta associação inaugura, a 01 de Junho, a XVII Mostra Filatélica de forma a assinalar os 500 anos da atribuição do Foral Novo a Monção, pelo Rei D. Manuel I, em 1512.

Apesar de há vários anos o Cineclube de Monção desejar criar um núcleo dedicado à filatelia, a intenção continua na gaveta, dada a falta de adesão das pessoas.

Esta associação inaugura, a 01 de Junho, a XVII Mostra Filatélica de forma a assinalar os 500 anos da atribuição do Foral Novo a Monção, pelo Rei D. Manuel I, em 1512.

João Prego, presidente do Cineclube, explica que as pessoas não dão a devida importância ao coleccionismo. Realça que esta mostra anual recebe muitas visitas, mas ao longo do ano não existem mais manifestações de interesse.

Anualmente, esta associação divulga o coleccionismo através da homenagem a alguma personalidade ou equipamento. Desta feita, a louvação vai para um momento importante na histórico do município monçanense, através da emissão de um selo personalizado que reproduz um pouco da primeira página do foral.

Aberta a toda a comunidade, esta mostra quer dar uma especial atenção aos estudantes do concelho. Foi feito o convite a todos os estabelecimentos de ensino do concelho para presenciarem uma iniciativa didático-pedagógica.

Ao contrário das edições anteriores, a mostra filatélica deste ano muda-se da Casa-Museu de Monção para o Arquivo Municipal. Um espaço mais reduzido, mas com uma maior ligação ao foral, por ser o local onde está guardado.

Habitualmente estão expostos 25 quatros, mas esta XVII exposição contará apenas com 12.

A inauguração está agendada para dia 01 de Junho, pelas 15h00, e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira.

A mostra estará patente no Arquivo Municipal até 09 de Junho.

Últimas