Portugal pode ter mais um feriado nacional em 2028. Pelo menos é essa a vontade do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo.
Segundo o jornal O Minho, o autarca defende que o dia 24 de junho seja celebrado como feriado nacional em 2028, ano em que se cumprirão 900 anos da Batalha de S. Mamede, travada a 24 de junho de 1128.
A posição do autarca foi sublinhada no discurso proferido na sessão solene comemorativa do 24 de Junho de 1128, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, perante o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
No seu discurso, Ricardo Araújo sublinhou que o 24 de Junho não é apenas uma data vimaranense, mas a data fundadora de Portugal, associada ao momento em que se consolidou, a partir de Guimarães, uma vontade política autónoma que foi decisiva para o nascimento do país.
O presidente da Câmara considerou, por isso, que a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede deve ser preparada como um momento de celebração nacional.
Em 2028, o dia 24 de junho vai calhar num sábado.
A Batalha de São Mamede foi travada no dia 24 de junho de 1128, em Guimarães. Foi o confronto político e militar decisivo que deu origem à independência de Portugal.
Este acontecimento histórico, frequentemente apelidado como o “Dia Um de Portugal”, marcou o momento em que o jovem D. Afonso Henriques assumiu o governo do Condado Portucalense.
O confronto opôs o exército do jovem D. Afonso Henriques contra as forças da sua própria mãe, a condessa D. Teresa.
As forças rebeldes portucalenses venceram a batalha de forma categórica. D. Teresa e o conde Fernão Peres de Trava foram afastados do poder e exilados do território.
Comentários: 0
0
0