PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Portugal e Espanha acertam interoperabilidade do pagamento de portagens em Valença

17 Abril, 2013 - 08:41

208

0

Os responsáveis pela área dos transportes nos governos de Portugal e de Espanha reúnem-se sexta-feira, em Valença, para preparar a aplicação da interoperabilidade dos sistemas de cobrança de portagens entre os dois países.

Os responsáveis pela área dos transportes nos governos de Portugal e de Espanha reúnem-se sexta-feira, em Valença, para preparar a aplicação da interoperabilidade dos sistemas de cobrança de portagens entre os dois países.

A informação foi confirmada hoje à agência Lusa por fonte do governo português e a reunião surge, ainda, como forma de preparação dos assuntos ligados ao setor dos transportes para serem abordados na próxima Cimeira Ibérica, agendada para 13 de maio, em Madrid.

No encontro, a realizar pela manhã de sexta-feira, em Valença, participam o secretário de Estado dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro, e o secretário-geral de Infraestruturas do Ministério do Fomento de Espanha, Manuel Nino González, acompanhado do embaixador espanhol em Lisboa.

A interoperabilidade entre sistemas eletrónicos de pagamento de portagens nos dois países, aprovada na cimeira de 2012, no Porto, mas ainda por concretizar, será contudo o tema principal desta reunião.

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, tinha já admitido, este mês, que os dois governos estavam a concertar posições para tornar possível a compatibilidade dos sistemas de pagamento eletrónico de portagens entre Portugal e Espanha.

“Temos indicações que estão a decorrer reuniões intensas entre os governos dos dois países e as operadoras para que seja possível garantir a concretização da interoperabilidade até à próxima cimeira”, assinalou.

Em declarações, hoje, à agência Lusa Xoán Mao admitiu que a reunião desta semana deverá servir para “resolver” os “últimos pormenores” deste processo, cuja implementação está ser testada em Portugal e na Galiza, Espanha, desde outubro de 2012.

“Se não se resolver, então os secretários de Estado mandam mais que os ministros, porque a medida está aprovada desde a última cimeira. Mas não acredito que seja o caso”, afirmou o secretário-geral do Eixo Atlântico.

Ainda assim, lamentou que este desfecho chegue “dois anos depois” desta mesma proposta ter sido apresentada aos dois governos pelo Eixo Atlântico, como forma de atenuar as dificuldades sentidas pelos utilizadores espanhóis no pagamento eletrónico de portagens nas antigas Scut portuguesas.

“É pena, porque neste dois anos podiam ter evitado o encerramento de muitas empresas, nomeadamente na região do Minho”, disse ainda.

Outra das questões que aquela entidade, que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza, pretende ver discutida na Cimeira Ibérica é a modernização e eletrificação total da ligação ferroviária entre Porto e Vigo.

Apesar de o início dos trabalhos na Linha do Minho, entre Nine e Viana do Castelo, ter si prometida para este ano, o Governo português ainda não clarificou se vai avançar com a obra.

Os titulares desta pasta, nos dois Governos, são precisamente os mesmos responsáveis que se reúnem em Valença na sexta-feira.

“Tenho pena que o senhor secretário de Estado dos Transportes de Portugal vá no seu carro oficial, topo de gama, e não apanhe o comboio para chegar a Valença. Se o fizesse perceberia nitidamente como viajam os portugueses que, com os seus impostos, estão a pagar o seu ordenado”, ironizou Mao.

Últimas