PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Porto de Viana exportador em 2012 pelo segundo consecutivo

21 Novembro, 2012 - 08:22

126

0

O porto de Viana do Castelo vai apresentar em 2012, pelo segundo ano, um saldo exportador, crescendo entre 8 a 10% no movimento total de carga, anunciou hoje a administração portuária.

O porto de Viana do Castelo vai apresentar em 2012, pelo segundo ano, um saldo exportador, crescendo entre 8 a 10% no movimento total de carga, anunciou hoje a administração portuária.

“Termos, de novo, mais exportações do que importações, mantendo sensivelmente os valores do ano passado, é um dado histórico, nunca tinha acontecido”, explicou à agência Lusa Vasco Cameira, da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).

No ano de 2011, aquele porto movimentou meio milhão de toneladas de mercadorias e o peso das exportações correspondeu a 55% desse total.

“Deveremos registar ainda um crescimento na ordem dos 8 a 10% em relação ao ano anterior”, acrescentou o diretor do porto, em declarações à agência Lusa, à margem de uma ação de promoção daquela infraestrutura em Vila Nova de Cerveira, com empresários da região.

À semelhança do ano anterior, o aumento das exportações de aerogeradores por parte da multinacional alemã Enercon e de papel canelado da Europac, ambas instaladas no concelho de Viana do Castelo, voltam a explicar o crescimento do movimento e da saída de carga.

O administrador sublinhou ainda que “um dos pontos fortes” daquele porto tem sido a “paz social”, apesar das greves dos estivadores em vários pontos do país.

“Na informação que sai na imprensa o porto de Viana parece que não existe, mas o país é um todo e o sistema portuário também. Quando se diz que não há greve em Sines e em Leixões, deve dizer-se que também não há em Viana”, acrescentou Vasco Cameira.

O porto de Viana do Castelo movimenta essencialmente carga geral, graneis sólidos e graneis líquidos, em que apenas cerca de 3% corresponde a contentores.

“Queremos penetrar mais no mercado dos contentores. É difícil, porque temos muita concorrência, mas não é impossível, já que o que temos ainda é pouco”, realçou.

O crescimento no movimento de contentores, segundo a administração portuária, poderá ser concretizado pela atividade dos empresários e indústrias instaladas na região de Viana do Castelo e Braga.

“É para isso que servem estas reuniões de apresentação aos empresários, para ver se conseguimos servir melhor, pensando sobretudo no tecido exportador. Precisamos de dar a conhecer o nosso porto porque podemos, com certeza, ser uma alternativa entre Vigo e Leixões”, rematou Vasco Cameira.

O porto de mar de Viana do Castelo ocupa uma área total de 330 hectares, em ambas as margens do rio Lima, contando na administração portuária com 48 trabalhadores.

Apenas para garantir e reforçar a acessibilidade marítima foram investidos nos últimos anos cerca de dois milhões de euros em operações de desassoreamento.

Últimas