PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Portinho de Vila Praia de Âncora está aberto ao público. População e pescadores ganham espaço

1 Agosto, 2013 - 14:03

459

0

Segundo Flamiano Martins, esta obra, há muito esperada em Vila Praia de Âncora, confere o merecido valor a uma zona com elevado potencial económico e turístico, com equipamentos “muito específicos”.

Com uma zona de apoio à atividade piscatória e uma outra dedicada ao recreio náutico, o requalificado Portinho de Vila Praia de Âncora, Caminha, já está de portas abertas.

Para além de um espaço com maior qualidade para usufruto das populações, as obras permitiram, segundo o vice-presidente do executivo, melhorar as condições operacionais para a atividade dos pescadores.

Segundo Flamiano Martins, esta obra, há muito esperada em Vila Praia de Âncora, confere o merecido valor a uma zona com elevado potencial económico e turístico, com equipamentos “muito específicos”.

De resto, este é o único porto no Norte do país que tem um mercado de segunda venda, onde só é permitida a venda de peixe descarregado no porto de Vila Praia de Âncora.

Desta forma, os pescadores podem vender o pescado sem recorrerem a intermediários, ficando toda a atividade comercial a cargo do pescador.

A par do mercado para venda de peixe, as obras contemplaram ainda a construção de um edifício para armazéns de aprestos, loja de aprestos, um bar/esplanada; remodelação da lota antiga, em funcionamento desde o ano passado; áreas para estacionamento a seco de embarcações, estendal de redes e deposição de aprestos de pesca; execução de arruamentos, passeios e estacionamento; arranjo paisagístico, incluindo passadiço pedonal, ciclovia a dar continuidade à existente e mobiliário urbano; construção de redes técnicas de serviço para combate a incêndios, abastecimento de água potável, energia eléctrica, comunicações, combustíveis, bem como iluminação geral, drenagem de esgotos e recolha de resíduos.

As obras implicaram um investimento de 5,7 milhões de euros. Nos próximos tempos deverão ser abertos concursos públicos para cedência do bar, da oficina de manutenção de embarcações e do espaço comercial destinado à náutica.

Últimas