PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Portagens: Novo sistema de pagamento para estrangeiros com 1.000 adesões por dia

20 Julho, 2012 - 17:00

124

0

O novo sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, nas antigas SCUT, denominado ‘EasyToll’, registou cerca de mil adesões por dia desde a implementação, a 01 de julho.

O novo sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, nas antigas SCUT, denominado ‘EasyToll’, registou cerca de mil adesões por dia desde a implementação, a 01 de julho.

Segundo informou hoje à agência Lusa fonte da Estradas de Portugal (EP), nos primeiros 20 dias de julho este sistema recebeu praticamente 20 mil adesões, número comparado com as 22 mil registadas entre janeiro e junho, nos sistemas anteriores de pré-pagamento anteriores.

Com o sistema ‘EasyToll’ é possível aos condutores de veículos com matrícula estrangeira, através da passagem de um cartão bancário, associar a matrícula do veículo ao cartão, pelo período de um mês, sendo as passagens debitadas nessa conta associada.

Nos primeiros vinte dias de funcionamento deste sistema, as adesões na A22 (Vila Real de Santo António) totalizaram 8.600, na A24 (Chaves) chegaram às 3.700 e na A25 (Vilar Formoso) somam 6.700.

Este sistema funciona ainda em Vila Nova de Cerveira, junto à Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada na A28, aonde foram registadas 900 adesões desde 01 de julho.

A EP afirma que este tipo de sistema visa “simplificar a adesão dos condutores a uma forma de pagamento mais cómoda e segura”, permitindo “aos turistas e emigrantes” circular “mais facilmente nas autoestradas equipadas exclusivamente com portagens eletrónicas”.

Também hoje, a Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), liderada pelo autarca de Almeida, António Baptista, manifestou “satisfação” pelos novos sistemas de pagamento de portagens nas antigas SCUT.

Em comunicado, a RIET admite que “ainda se podem fazer esforços para melhorar a permeabilidade entre a fronteira e facilitar os movimentos pendulares entre os territórios fronteiriços de Espanha e Portugal”, demonstrando a “convicção” de que o “problema” do pagamento das portagens “estará definitivamente solucionado depois do verão”, com a interoperabilidade dos sistemas de cobrança eletrónica (Via Verde e Via T) dos dois países.

Na mesma nota, o secretário-geral da RIET, Xoán Mao, admitiu não existirem “inconvenientes” no pagamento das portagens por parte dos cidadãos espanhóis, “o que também acontece quando viajam para outros países”.

“Nunca se questionou o pagamento, mas as formas de o fazer”, apontou, demonstrando desta forma o “desacordo” com as associações de transportadoras espanholas que exigiram nos últimos dias o fim da cobrança destas portagens.

Últimas