PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Portagens nos troços da A28 e A27 vão avançar a 15 de Abril com isenções e descontos para os utilizadores

11 Março, 2011 - 08:24

201

0

A cobrança de portagens no troço norte da A28, entre Viana e Caminha e na A27, entre Viana e Ponte de Lima é "irreversível", mas com algumas isenções e descontos para os utilizadores, não até Junho de 2012, mas alargadas até que a região atinja indicadores económicos mais elevados.

A cobrança de portagens no troço norte da A28, entre Viana e Caminha e na A27, entre Viana e Ponte de Lima é "irreversível" e vai avançar a 15 de Abril, mas com algumas isenções e descontos para os utilizadores, não até Junho de 2012, mas alargadas até que a região atinja indicadores económicos mais elevados.
Esta foi a principal conclusão da reunião desta quinta-feira do secretário de Estado das Obras Públicas com os autarcas do Alto Minho.
Presente no encontro, Rui Solheiro, líder da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, explica que o Governo decidiu atribuir às populações e empresas locais isenções de pagamento e taxas de portagem nas primeiras 10 utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas utilizações seguintes.
Solheiro diz que não há margem de manobra para impedir a introdução de portagens, depois do acordo celebrado com o PSD e por isso só restava negociar medidas que diminuíssem o impacto na região.

Para além de alargar o prazo de permanência destes descontos e isenções, o Governo manifestou ainda abertura para estudar uma proposta relativa ao transito de veículos pesados.
Preços diferenciados para os veículos pesados que optem por circular na A28, até Caminha é a proposta da CIM Minho-Lima para evitar que o caos se instale na Estrada Nacional 13.
De resto, o Governo manifestou-se ainda disponível para com a CIM Minho-Lima estudar uma rede de transportes públicos que sirva o distrito. Gestão que pode ficar a cargo deste organismo intermunicipal.

Outra das medidas incluídas no pacote de compensações pela introdução de portagens nos troços da A27 e A28 foi a necessidade de melhorar as condições da ligação ferroviária Viana – Porto , já que o comboio poderá ser um transporte alternativo.
A CIM Minho-Lima insistiu na necessidade de electrificação da linha do Minho e propôs intervenção seja incluída no concurso publico para a requalificação de rede ferroviária da área sub urbana do Porto.
De resto, as portagens no troço norte da A28, entre Viana e Caminha e na A27, entre Viana e Ponte de Lima vão avançar a 15 de Abril com isenções e descontos para os utilizadores para além de 2012.

Últimas