PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

População retoma protestos esta terça

6 Abril, 2010 - 12:49

305

0

A população de Valença retoma, esta tarde, os protestos contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde local, com uma terceira marcha lenta.

A população de Valença retoma, hoje à tarde, os protestos contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde local, com uma terceira marcha lenta. Formas de protesto que, depois do interregno da Páscoa, voltam às ruas. Em causa, a exigência da reabertura do serviço de atendiemnto permanente, no centro de saúde local. Assim sendo, a partir das 15h00, a Comissão de Utentes está a solicitar, através de sms, a concentração da população no Centro de Saúde local, e para as 18h00 está marcada nova marcha lenta. Para já, Carlos Natal, porta-voz da Comissão de utentes não adianta qual o percurso desta nova marcha lenta. Recorde-se que esta marcha lenta surge na sequência de duas outras já realizadas, a primeira das quais até Tui, na Galiza, em Espanha e, uma segunda, até Monção. Formas de protesto encontradas pela comissão contra uma decisão do Ministério da Saúde que alegou, para o encerramento do serviço, a reduzida afluência de utentes no periodo nocturno. À Lusa, o presidente da Administração Regional da Saúde do Norte (ARSN), Fernando Araújo, garantiu que, em 2009, "a afluência de pessoas às "urgências" do centro de saúde de Valença foi, em média, de 1,7 doentes por dia, no periodo nocturno". Valores que a Comissão de Utentes, no entanto, contesta. Para Carlos Natal, a média era de 17 utentes e acusa o Governo de ter "deliberadamente posto uma vírgula no meio".
Entretanto, os valencianos já foram também convidados a colocarem bandeiras espanholas nas janelas e varandas das casas, como forma de agradecimento ao alcayde de Tui o apoio e solidariedade para com a população de Valença. Apesar do interregno nas acções de protesto contra o encerramento do SAP no centro de saúde local, a população tem-se concentrado todas as noites nas instalações onde funcionavam as urgências. O prazo dado pela Comissão chegou ao fim. Os protestos voltam às ruas.

Últimas