PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Ponto de Água de Porreiras tem mais água. Estrutura pretende fazer face a incêndios florestais e apoiar actividade agrícola

14 Junho, 2011 - 08:48

175

0

A população da freguesia de Porreiras, em Paredes de Coura, está agora mais satisfeita e preparada para fazer face aos incêndios florestais, agora que o ponto de água existente no parque de Lazer dos Agueiros tem mais água.

A população da freguesia de Porreiras, em Paredes de Coura, está agora mais satisfeita e preparada para fazer face aos incêndios florestais, agora que o ponto de água existente no parque de Lazer dos Agueiros tem mais água, em resultado de um entendimento entre os utilizadores do rego da Fonte-Cavada, o que veio permitir a circulação e armazenamento de água, em situações de emergência. O ponto de água foi criado há cerca de sete anos, mas devido aos incêndios que têm devastado a freguesia, a escassez da água tornou-se inevitável. Agostinho Sá, presidente da junta de Porreiras, apontou, também, para falhas na fase de construção da estrutura. Agora com a recente intervenção, a água servirá para suprir as necessidades de Verão, mas também para fornecer moinhos e a actividade agrícola nos meses quentes do ano.
Recorde-se que a freguesia courense de Porreiras tem sido das mais afectadas pelos incêndios florestais. Mas no Verão de 2010, o ponto de água foi sobretudo utilizado em apoio a outras freguesias, que se viram sem meios para fazer face às chamas. Auxiliando os meios aéreos, o ponto de água de Porreiras acabou por atingir o limite. Agostinho Sá garante, por isso, que este ponto de água é necessário e importante para todo o concelho.
Lembre-se que o ponto de água está localizado no parque de lazer dos Agueiros, uma infra-estrutura criada à cerca de sete anos. Apesar de ter sido alvo de uma intervenção financiada pelo AGRIS, Programa Operacional Regional – Região Norte, o certo é que oparque ainda não está concluído, necessitando, refere o responsável, de obras de beneficiação e melhoria.
O parque de lazer em questão nasceu a Norte da freguesia, num local pantanoso onde começa um dos afluentes do rio de Porreiras. A escolha sua sua localização deveu-se, principalmente, às suas condições topográficas e à proximidade com os baldios, estrada e habitações. Hoje, é visitado por inúmeros turistas e visitantes, que procuram a calma e o lazer, na freguesia courense.

Últimas