PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Ponte da Barca recebeu visita do primeiro Vice-Presidente da Junta da Galiza

29 Janeiro, 2022 - 19:06

355

0

Cooperação Transfronteiriça.

O primeiro Vice-Presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda visitou Ponte da Barca para participar uma conferência que teve por base a Cooperação Transfronteiriça: uma agenda de futuro.

 

Recebido no Castelo de Lindoso pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho Alfonso Rueda teve oportunidade de visitar um dos símbolos maiores da história do concelho barquense antes de rumar a Ponte da Barca para intervir na conferência que decorreu no auditório municipal.

 

Uma iniciativa que pretendeu estreitar laços com a região da Galiza, numa estratégia de cooperação institucional transfronteiriça, com o objetivo de estabelecer linhas de intervenção conjuntas para o desenvolvimento integrado do território, valorizando o que os une e as muitas potencialidades que existem ainda por descobrir foram os objetivos deste encontro.

 

O Alto Minho e a Galiza partilham uma identidade ancestral, quer pela geografia, quer por rotas culturais, pelos costumes, património e tradições, pela facto de serem comunidades fronteiriças, entre outros aspetos que ligam os dois territórios de países vizinhos, que são abraçados pelo Parque Nacional Peneda- Gerês/Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés.

 

O reforço das relações de amizade, mas sobretudo da criação de uma estratégia comum de desenvolvimento onde o turismo se alavanca como um dos principais motores de desenvolvimento, foi a grande meta deste primeiro encontro, como revelaram ambos os autarcas. “Uma oportunidade de estreitar os laços e reforçar a cooperação institucional além fronteiras numa forte estratégia de defesa de objetivos comuns e de desenvolvimento territorial transfronteiriço”.

 

 

[Fotografia: Município Ponte da Barca]

Últimas