PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Ponte da Barca

Ponte da Barca está a recuperar este sino (e não é de nenhuma Igreja)

4 Janeiro, 2022 - 20:32

647

0

Relíquia histórica.

O Município de Ponte da Barca está a recuperar a “sineta” que na primeira metade do século passado dava o alarme cada vez que havia incêndio no concelho. Desde sempre localizada no edifício dos Paços do Concelho, a relíquia remonta a 1935, ano de fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

 

O alarme de incêndios, era dado ao toque de uma sineta que ainda existe no antigo edifício da Câmara Municipal a que se seguia o repicar dos sinos da Igreja Matriz. A este toque toda a gente corria…“, lê-se no portal daquele corporação.

 

O medo do fogo era muito maior que hoje, já que o material era demasiado escasso e insuficiente para o combater. A comparência dos bombeiros, fazia-se notar a presença das raparigas e mulheres da terra, que se muniam de envasilhas de toda a espécie para transportarem água, não só para atacarem o incêndio, como também para encherem a bomba braçal, tornando mais eficiente a ação dos Bombeiros“, conta a história dos Bombeiros daquele concelho.

 

Com quase 90 anos de existência, a corporação está atualmente às ordens do comandante José Manuel Cerqueira Freitas (Bombeiro de 3ª). Tem como 2º comandante Jorge Manuel Gomes Gonçalves (Bombeiro de 3ª).

 

 

[Fotografia: Município Ponte da Barca]

Últimas