Ponte da Barca vai ter um Orçamento Participativo para os jovens do concelho. A versão final do regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Ponte da Barca (OPJB) foi aprovada em reunião do Executivo Municipal.
Trata-se de um documento elaborado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca que tem como missão “promover uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal em matéria de juventude pretendendo a participação dos jovens munícipes do Concelho de Ponte da Barca, entre os 15 e 35 anos de idade, no exercício da cidadania informada através da submissão de propostas, decisão e execução de projetos”, explica a autarquia.
“Esta medida vem materializar um dos objetivos principais no domínio da juventude, garantindo assim que Ponte da Barca, município que integra a rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, seja o primeiro concelho do distrito de Viana do Castelo a implementar um verdadeiro Orçamento Participativo Jovem”, prossegue.
O Orçamento Participativo Jovem do Município de Ponte da Barca “vai, assim, permitir o envolvimento direto dos jovens na gestão pública, nomeadamente com a apresentação das suas propostas e na tomada de decisão, promovendo-se uma maior cidadania e participação ativa, valorizando a transparência na tomada de decisão e potenciando a qualidade da própria democracia”, acrescenta a edilidade.
O Executivo Municipal pretende que a primeira edição do OPJB arranque ainda no primeiro trimestre de 2022, tendo garantido a previsão do investimento para esta iniciativa nas Grandes opções do Plano e Orçamento para 2022.
Comentários: 0
1
0