PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

Ponte da Barca coloca candeeiros com selo real espanhol – Socialistas ‘abrem fogo’

22 Junho, 2023 - 23:15

1088

0

PS exige “maior rigor” por parte do Município liderado pelo PSD.

Os três novos candeeiros recentemente instalados pelo Município (PSD) no Jardim dos Poetas, em Ponte da Barca, não estão a cair bem junto do PS local.

 

A elegância é praticamente inegável. No entanto, em nota divulgada, os socialistas afirmam que se tratam de “farolas fernandinas”. Ou seja, são “uma iluminação identitária dos ayuntamientos/municípios castelhanos”.

 

A agravar a situação, e a comprovar, os ditos candeeiros têm na sua base um selo real com uma coroa, “dois F”, o númeral romano “VII”, e uma data: 1832.

 

Explica o PS que esta inscrição é “uma homenagem ao ano de nascimento da Infanta Luísa Fernanda”, filha do rei espanhol Fernando VII, que reinou entre 1808 e 1833, mas com um intervalo entre 1808 e 1813, em que foi destituído.

 

 

São mais bonitas que os “palitos

No mesmo comunicado, o PS reconece que “as farolas são mais bonitas do que uns degradados palitos modernos”, também instalados naquele jardim.

 

 

Os “palitos” aos quais o PS Ponte da Barca se refere

[Fotografia: PS Ponte da Barca]

 

 

No entanto, lamentam os socialistas, são luminárias que “não têm nenhum enquadramento na zona histórica de Ponte da Barca, nem correspondem ao modelo de candeeiro tradicional existente na área protegida”.

 

“O nosso Jardim dos Poetas tem, sucessivamente, sofrido intervenções municipais, que descaracterizam e desvalorizam aquele espaço público, que deveria assumir-se como um local privilegiado de lazer, identidade e respeito pela história de Ponte da Barca”, defende o PS.

 

“Em vez de importações castelhanas, ofensivas da história e independência nacional, apelamos a que exista maior rigor, critério e planeamento do Município de Ponte da Barca, valorizando a bonita essência da cultura portuguesa e conservando o riquíssimo património da nossa grande terra”, concluem os socialistas.

 

A Rádio Vale do Minho está a tentar ouvir o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho (PSD), sobre esta matéria. Até ao momento não foi possível.

 

 

 

[Fotografias capa: PS Ponte da Barca]

Tópicos:

#Política

Últimas