PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

Ponte da Barca aprova (por maioria) Orçamento de 29 milhões

21 Novembro, 2024 - 19:19

78

0

Documento segue agora para Assembleia Municipal.

[atualizada – com posição da vereação do PS]

 

 

As Grandes Opções do Plano e Orçamento de Ponte da Barca para 2025 foram hoje aprovadas em reunião da Câmara Municipal, sendo o orçamento que prevê a “execução do maior plano de investimentos públicos alguma vez realizado” por parte do Município.

 

Aprovado com os votos favoráveis da maioria social-democrata, “o documento reflete a ambição e a visão estratégica do executivo para Ponte da Barca, indo ao encontro das necessidades do território, por forma a garantir que o nosso território continue a ser mais atrativo para residir, visitar e investir”, refere a autarquia.

 

Para o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, o Orçamento Municipal para 2025, com um valor de 29.328.240,92 euros, “é um documento que, além de realista, cumpre com a vontade dos barquenses, assente na sua confiança e no compromisso democraticamente assumido com cada um dos munícipes.”

 

“É fundamental que continuemos a trabalhar com realismo e com confiança no projeto que estamos a desenvolver no nosso concelho, mobilizando as forças vivas da nossa comunidade,
motivando-a na ambição de fazer mais e melhor por Ponte da Barca”, afirma o Presidente da Câmara Municipal”, refere.

 

De entre as muitas intervenções previstas, destaca-se o investimento de quase 4 milhões de euros que será levado a cabo na melhoria e beneficiação da rede viária em praticamente todas as freguesias do concelho; a construção de vários equipamentos que vão ao encontro da estratégia até aqui prosseguida, nomeadamente a construção do centro Interpretativo do Homem e da Montanha, em Britelo; a remodelação do Solar do Vinhão em Ponte da Barca; a construção de um novo edifício de apoio na Praça da República; a reabilitação do espaço destinado à restauração no Complexo das Piscinas Municipais Dr. António Cabral de Oliveira; a beneficiação do edifício do “Bar do Rio” transformando-o no Centro Náutico e de Interpretação e Monitorização do Rio Lima e Vade, em resultado da candidatura promovida pelo Município ao programa de financiamento + Interior, do Turismo de Portugal.

 

Depois de aprovado na reunião de Câmara Municipal, o Orçamento Municipal segue agora para debate e votação em sede da Assembleia Municipal.

 

 

PS votou contra

Em nota enviada à Rádio Vale do Minho, a oposição socialista revela que votou contra “por tratar-se de mais um orçamento irrealista e eleitoralista. Augusto Marinho aprova o seu último Orçamento, ao final de dois mandatos de governação autárquica, que é empolado e em que se promete fazer tudo o que se prometeu e não se cumpriu em sete anos, num claro desespero eleitoralista”

 

“Os vereadores do PS denunciam que o Município dirá que aprovou o maior plano de investimento em Ponte da Barca quando, na verdade, dos investimentos mais avultados que constam deste Orçamento estão obras pagas pelo PRR e por fundos comunitários, como a beneficiação do Centro de Saúde resultado da ação da CIM Alto Minho, ou as obras pagas com as verbas de compensação pelas intempéries garantidas pelo anterior Governo do PS”, referem.

 

“O Orçamento continua na rota desastrosa da governação de Augusto Marinho, que tem contribuído para a estagnação do concelho por comparação com concelhos vizinhos, e que mais não tem feito do que revirar paralelo em obras não prioritárias na vila, ignorando as reais necessidades dos barquenses por todas as freguesias. O documento revela um executivo que, ao invés de tomar medidas responsáveis, prefere, uma vez mais, insistir na política de prometer fazer o que sabe que não vai cumprir, de que é exemplo o Parque empresarial de Lestriz – promessa eleitoral das autárquicas de 2017″, considera o PS de Ponte da Barca.

 

Os socialistas classificam ainda de “vergonhoso” o facto de que “passados sete anos Augusto Marinho continue sem colocar “uma pedra” que seja nos terrenos de Lestriz e ande a enganar todos, principalmente a freguesia de Lavradas. Este é um executivo incapaz de concretizar projetos estratégicos para Ponte da Barca”.

 

 

[crédito fotografia: Município P. Barca]

Últimas