O Município de Ponte da Barca anunciou a aquisição de um biotriturador de resíduos verdes de pequenas dimensões e 63 contentores para recolha seletiva de biorresíduos verdes, com capacidade aproximada de 1.000 litros.
“Os contentores estão a ser colocados em zonas estratégicas da sede do concelho para o depósito de resíduos verdes, sendo que a recolha e tratamento dos resíduos será garantida pelo Município”, refere a autarquia.
Os objetivos desta ação são a “valorização dos resíduos verdes e consequentemente, a sua redução, quer em produção quer em deposição de aterro”.
Os resíduos verdes, recorde-se, resultam do tratamento de jardins, do corte de árvores ou de arbustos, como por exemplo: relva, ervas, troncos, ramos, aparas e folhagem.
Grande parte dos resíduos verdes serão utilizados como material estruturante em futuras unidades de compostagem comunitária.
“Este projeto-piloto, é um passo fulcral rumo à melhoria da sustentabilidade do Município, com enfoque na sede do concelho, representando mais uma importante medida ambiental, que contribuirá para que o território de Ponte da Barca continue a melhorar o caminho do desempenho ambiental que tem trilhado nos últimos anos”, acrescenta a autarquia.
Comentários: 0
0
0