PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Pólo da Bienal reabre esta tarde. Direcção artística garante que o "assunto está ultrapassado"

22 Julho, 2011 - 09:47

198

0

O pólo da Bienal de Cerveira que encerrou, na quarta-feira, vai reabrir esta tarde, pelas 18h00. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho, pelo director artístico do evento, que sublinhou que o erro está "corrigido". Recorde-se que o conjunto de exposições que estavam num dos pólos da bienal, nomeadamente na antiga Pousada Dom Dinis, foi encerrado, devido a queixas de vários artistas.

O pólo da Bienal de Cerveira que encerrou, na quarta-feira, vai reabrir esta tarde, pelas 18h00. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho, pelo director artístico do evento, que sublinhou que o erro está "corrigido". Recorde-se que o conjunto de exposições que estavam num dos pólos da bienal, nomeadamente na antiga Pousada Dom Dinis, foi encerrado, devido a queixas de vários artistas, que consideraram "indignas e insultuosas" as condições, na forma como as suas obras estavam expostas. Obras na despensa, num vão de escada ou na casa de banho foram alguns dos exemplos. Encerrado durante dois dias, aquele espaço é, ainda hoje, reaberto ao público. Contactado, Augusto Canedo reconheceu o erro, mas voltou a frisar que o objectivo era o de cumprir o programa. Em causa, estavam obras de quatro artistas, num universo de cerca de 200 artistas.
Quanto às alegadas queixas formais dos artistas, o director artístico garante não ter conhecimento de nada. Lembre-se que o artista italiano, Alberto Magrin, precisamente o que tinha uma obra numa casa de banho, tinha manifestado a intenção de processar a organização da bienal de Arte de Cerveira. De acordo com Augusto Canedo, as obras deste artista foram mudadas para um outro local. O responsável sublinha que o "assunto está ultrapassado" e que esta situação serviu de "lição" para o futuro, garantindo que as condições mínimas serão respeitadas.
O pólo da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira reabre portas ao final da tarde, pelas 18h00, depois de intervenções técnicas e de reorganização do espaço. A Fundação Bienal de Cerveira convidou, também, todos os artistas presentes na bienal para uma visita ao "espaço renovado" e aos restantes pólos expositivos, como a Casa Vermelha, República das Artes, Convento de San Payo e Escola Superior Gallaecia.
Inaugurada no passado sábado, a XVI edição da bienal conta com 115 obras, provenientes de 14 países e que vão estar expostas até 17 de Setembro.

Últimas