PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Plano de Urbanização para Plataforma Logística e Áreas Empresariais tem luz verde

20 Setembro, 2013 - 11:09

315

0

A Câmara Municipal de Valença conseguiu desbloquear o processo da Plataforma Logística, com os pareceres favoráveis da tutela ao Plano de Urbanização da Área Empresarial, um investimento anunciado em 2006.

A Câmara Municipal de Valença conseguiu desbloquear o processo da Plataforma Logística, com os pareceres favoráveis da tutela ao Plano de Urbanização da Área Empresarial, um investimento anunciado em 2006.

O objetivo é garantir um planeamento e ordenamento do território para esta zona, que salvaguarde e garanta novos investimentos industriais e logísticos, bem como a sustentabilidade ambiental deste território.

Com este plano, Valença ganha uma área de 730 hectares aptos para instalações industriais e logísticas, divididos por uma área inicial correspondente à Plataforma Logística e duas áreas de expansão.

Á RVM, o autarca local sublinha um dossier que se tem revelado “um drama com as promessas feitas há quatro anos pelo Governo de Sócrates continuarem por se concretizar”.

Jorge Mendes recorda um processo ”complicado” para desafetação dos terrenos da Reserva Agrícola e Ecológica.

O próximo passo é criar condições para que o investidor possa avançar com o processo de loteamento e captar investimento.

A Plataforma Logística de Valença é multimodal e transfronteiriça e dará apoio à atividade logística da região norte e ao sul da Galiza e terá como grandes objetivos: alargar o hinterland do Porto de Leixões a toda a região norte da Península Ibérica; dinamizar a atividade económica do Minho, através da captação de investimento português e galego e da dinamização da indústria local, facilitando a distribuição da sua produção; reordenar as plataformas e tráfegos da região.

Esta plataforma foi anunciada pelo Governo Português em 2006 e contratualizada entre o governo e a Way 2B em 2009.

Os pareceres favoráveis de desafetação de áreas da Rede Agrícola Nacional e da Rede Ecológica Nacional, emitidos já pelas entidades da tutela, ao Plano são um passo fundamental para o avanço da concretização da Plataforma Logística de Valença.

O documento agora aprovado abrange a área do Parque Empresarial de Valença, a primeira e segunda fase da Plataforma Logística e as áreas de expansão junto ao nó da auto-estrada A3, em zonas das freguesias de Gandra, Cerdal e São Pedro da Torre.

Últimas