PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Plano de Gestão do Meixão deverá estar concluido no primeiro semestre de 2011

21 Dezembro, 2010 - 12:34

160

0

O plano de gestão do meixão no Rio Minho deverá estar concluido no primeiro semestre de 2011. Na prática, o que se pretende é identificar as principais causas de mortandade da espécie, no troço internacional do Rio Minho.

O plano de gestão do meixão no Rio Minho deverá estar concluido no primeiro semestre de 2011. Recorde-se que este plano vem dar resposta a uma imposição comunitária. Na prática, o que se pretende é identificar as principais causas de mortandade da espécie, no troço internacional do Rio Minho. Este plano está a ser elaborado por uma equipa de investigadores de Santiago de Compostela. A última reunião decorreu na passada quarta-feira. O comandante da Capitania do Porto de Caminha, Mamede Alves, explica que foram apresentas algumas conclusões.
Para já, foi feito o levantamento de causas do desaparecimento da enguia-bebé. Mamede Alves refere que não é só a acção humana directa (pesca) o principal factor. A qualidade da água e a perda de habitat são outras justificações.
O plano de gestão do meixão deverá, ainda, cumprir alguns requisitos impostos pela regulamentação comunitária. O comandante dá, como exemplo, o facto de 60 por cento da captura de enguia ter de ser encaminhada para repovoamento.
O plano de gestão da enguia europeia, no troço internacional, do Rio Minho deverá estar concluido no primeiro semestre do próximo ano.

Últimas