PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Pimenta vence ouro na mais antiga prova de canoagem de Portugal

22 Junho, 2024 - 13:42

176

0

Maratona de Crestuma.

O canoísta Fernando Pimenta, natural de Ponte de Lima, venceu esta sexta-feira a medalha de ouro, na categoria Short Race, no Campeonato Nacional de Maratona, a decorrer este fim-de-semana na vila de Crestuma, em Vila Nova de Gaia.

 

Desta vez com a camisola do Benfica, clube que representa, o atleta limiano sagrou-se campeão nacional na distância de 3,4 Km.

 

“Uma prova muito exigente não só eo colegas/adversários de grande nível, mas também, devido às condições que encontramos no rio Douro”, referiu Pimenta.

 

No entanto, acrescentou, “é sempre um prazer representar e conquistar títulos pelo Benfica”.

 

Esta é a 40ª edição da Maratona de Crestuma. Trata-se da mais antiga prova de canoagem realizada em Portugal e é também uma das mais antigas a nível internacional.

 

Realizou-se pela primeira vez em 1981. Em 2009, foi palco do campeonato do Mundo de Maratona e foi-lhe atribuída a realização do Campeonato da Europa de Maratona em 2025.

 

Organização conjunta do Clube Náutico de Crestuma e da Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio a Câmara Municipal de Gaia e da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, desafia os canoístas a competir num percurso em circuito a disputar nos escalões sénior, júnior e master.

 

As regatas estão organizadas em short race e long race em embarcações monologares. O domingo está reservado para a competição em embarcações duplas.

 

Esta edição conta com cerca de 320 atletas inscritos em representação de 39 clubes nacionais.

 

 

 

[Fotografia: Fernando Pimenta]

Últimas