PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

"Pessoas ainda confundem rinite alérgica com constipações mal curadas"

14 Abril, 2011 - 12:47

184

0

As concentrações de pólenes no ar estarão elevadas nos próximos dias em Portugal continental, o pneumologista Pimenta Castro, do Hospital de Viana do Castelo, que confirmou que o número de pessoas com alergias é "muito preocupante", atingindo 25 por cento da população mundial, e o Alto Minho, por ser uma região muito verde, é propícia a gerar novos casos.

As concentrações de pólenes no ar estarão elevadas nos próximos dias em Portugal continental, isto segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). A RVM esteve à conversa com o pneumologista Pimenta Castro, do Hospital de Viana do Castelo, que confirmou que o número de pessoas com alergias é "muito preocupante", atingindo 25 por cento da população mundial, e o Alto Minho, por ser uma região muito verde, é propícia a gerar novos casos.
No entanto, Pimenta Castro alerta que muitas pessoas ainda confundem rinite alérgica com constipações mal curadas.
Este pneumologista com especialidade nas doenças respiratórias revela ainda que há certas questões que têm de ser desmistificadas em relação às alergias a pólenes, pois não ocorrem unica e exclusivamente na Primavera, o Outono també é propício, e têm mais incidência nas zonas urbanas.
Tratando-se de uma doença que, na maioria dos casos, não é grave, a rinite alérgica diminui a qualidade de vida das pessoas, sendo desagradável e impedindo uma relação total com o meio ambiente. Sem cura definitiva, Pimenta Castro desvenda que esta patologia tem também um carácter hereditário, com destaque para a asma.
Numa altura em que as concentrações de pólenes estão elevadas, as causas, sintomas, consequências e medidas preventivas de combate às alergias em destaque na entrevista alargada deste fim-de-semana na RVM, o Minho Fala, com o convidado Pimenta Castro, pneumologista com especialidade nas doenças respiratórias, do Centro Hospitalar do Alto Minho.

Últimas