PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Pessoal das ‘andainas’ sem medo à chuva – Dezenas de Viana até Caminha [FOTOS]

22 Novembro, 2022 - 12:49

738

0

Andainas 2022.

As previsões atmosféricas desfavoráveis, que acabaram por se cumprir sábado, com ocorrência de chuva, não foram suficientes para desmotivar os participantes no que acabou por ser o terceiro percurso das Andainas 2022 de outono.

 

Entusiastas destas caminhadas, maioritariamente espanhóis, cumpriram o Trilho do Litoral Norte, entre Viana do Castelo e Caminha, com entusiasmo. Este deveria ser o último de quatro percursos, mas houve um adiamento e, assim, ainda é possível fazer a inscrição para o Trilho do Rio Âncora – Caminha, que deverá cumprir-se a 3 de dezembro.

 

Capas impermeáveis, chapéus de chuva um sorriso nos rostos.

 

O percurso ligou, pela orla costeira, os concelhos de Viana do Castelo e Caminha. Os participantes, dentro do que as condições permitiram, percorreram a Ecovia do Litoral Norte, com praias, geossítios, campos agrícolas, Fortes e moinhos de vento. O percurso terminou junto ao Forte do Cão, na freguesia de Âncora, e com uma visita ao monumento.

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Caminha]

 

Recorde-se que em 2022 foi retomado o projeto que une as duas margens do rio Minho: as Andainas/Caminhadas regressaram em abril, depois da interrupção ditada pela pandemia. Foram quatro as propostas da edição primavera / verão e agora, nas de outono, houve mais quatro, três já cumpridas.

 

Duas das propostas de outono desenvolvem-se no território do Alto Minho e outras duas na Galiza. Falta apenas realizar o Trilho do Rio Âncora – Caminha. Com início em de São Lourenço da Montaria, aldeia situada na base do maciço rochoso da Serra d’Arga, no concelho de Viana do Castelo, o percurso percorrerá o vale do rio Âncora, até à freguesia de Riba de Âncora, no concelho de Caminha.

 

A “proposta” fala de um passeio por entre ribeiras, cascatas, moinhos de água e pontes, em que será possível apreciar áreas do Sítio de Interesse Comunitário “Serra de Arga”, que incluem habitats naturais e
seminaturais, com espécies da fauna e da flora de conservação prioritária, bem como conhecer o valioso património cultural de núcleos rurais típicos do Vale do Âncora, como Amonde, Orbacém e Gondar.

 

O tipo de percurso é pequena rota, linear, de âmbito ecológico / paisagístico. Tem como ponto de partida São Lourenço da Montaria (Serra d’Arga) – Viana do Castelo e como ponto de chegada Riba de Âncora –Caminha. A distância é de cerca de 15 quilómetros e a duração prevista de pouco mais de cinco horas, em grau de dificuldade médio / moderado.

 

As Andainas são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de inventivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.

 

O custo de inscrição é de 10 euros por participante, e inclui transporte e seguro. Os interessados podem inscrever-se através do link Andainas Outono 2022 – Google Forms.

 

 

[Fotografias capa: Município Caminha]

Tópicos:

#Caminhada#Lazer

Últimas