PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Pequenos e médios empresários preocupados com impacto social e económico da situação actual dos estaleiros vianenses

4 Julho, 2011 - 16:29

126

0

A Associação Empresarial de Viana do Castelo está preocupada com a situação actual dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo que a perda de mais de metade dos trabalhadores poderá ter um "impacto social e económico", junto do comércio local, bem como dos pequenos e médios empresários, com os quais possuem relações comerciais.

A Associação Empresarial de Viana do Castelo está preocupada com a situação actual dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, referindo que a perda de mais de metade dos trabalhadores poderá ter um "impacto social e económico", junto do comércio local, bem como dos pequenos e médios empresários, com os quais possuem relações comerciais. Luís Ceia admite,no entanto, que a reestruturação é necessária, para que a empresa pública possa ser "fortalecida" e proporcionar melhores condições laborais e salariais aos trabalhadores.
Luís Ceia diz que agora o importante é aguardar até Setembro, sendo certo,como afirma, que é preciso "fazer alguma coisa", através de soluções que possam ir ao encontro dos vários interesses em jogo.
Recorde-se que a decisão de implementar ou não o plano de viabilização e reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo será tomada a 2 de Setembro, em assembleia-geral. Em discussão, estará um plano apresentado pela administração da empresa e que previa o despedimento de 380 dos 720 funcionários dos estaleiros vianenses. Situação que não agradou trabalhadores, tendo despoletado a manifestação de trabalhadores e deputados distritais. A empresa pública tem, actualmente, um passivo acumulado de 200 milhões de euros e fechou o ano de 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros. Em contraponto, tem uma carteira de encomendas de 500 milhões de euros em construções para a Marinha e 130 milhões em dois navios asfalteiros para a Venezuela.

Últimas