Pertencem à família dos tetraodontídeos (Tetraodontidae) e são popularmente conhecidos por peixe-balão. Isto porque têm a capacidade de inflar o corpo como se fosse um balão, quando se sentem ameaçados.
O nome científico [tetraodontídeos] provém da língua grega. Significa “com quatro dentes”.
São peixes marinhos, muito comuns nos oceanos Pacífico, Atlântico ou Índico. No entanto, segundo o jornal Atlántico, várias espécies têm vindo a surgir na ria de Pontevedra, na Galiza.
A espécie, muito pouco habitual naquela zona, está a gerar grande preocupação não só entre as comunidades piscatórias como entre os investigadores marinhos.
A maior parte das espécies de peixe-balão contém toxinas, tais como a tetrodoxina que é “uma das neurotoxinas mais potentes conhecidas”, refere um estudo recentemente divulgado.
A sua comercialização está proibida em toda a União Europeia.
No entanto, os investigadores consideram que é necessário conhecer a distribuição geográfica atual destas espécies e alertar as populações sobre os riscos, dado que consumos acidentais pode trazer consequências graves.
Comentários: 0
0
0