PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Pedro Mota Soares inaugura ampliação do lar de idosos do Centro Paroquial e Social de Barbeita

4 Setembro, 2012 - 08:37

218

0

Trata-se da última ampliação do serviço de lar de idosos, após a lista de espera ter aumentado significativamente nos últimos anos.

O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, vai presidir, este sábado, à inauguração da 3ª fase do Centro Paroquial e Social de Barbeita, Monção. Os trabalhos arrancaram em junho de 2010 e só agora estão concluídos.

Trata-se da última ampliação do serviço de lar de idosos, após a lista de espera ter aumentado significativamente nos últimos anos.

Num investimento na ordem dos 650 mil euros, comparticipado em 60 por cento pelo POPH e os restante assegurados pela instituição, os trabalhos permitem o aumento da capacidade de resposta em mais 23 camas, e diversas salas de apoio, entre as quais a de medicina, polivalente, de estar, fisioterapia.

João Oliveira, responsável do centro, diz que a população está mais recetiva a integrar este tipo de equipamentos sociais, referindo-se a uma mudança de mentalidade.

Neste momento, para além dos pedidos já existentes e que levaram a esta ampliação, a direção do Centro Paroquial e Social de Barbeita abriu novas inscrições, de forma a tornar justa a seleção dos candidatos mais necessitados para as 23 novas camas. A entrada em funcionamento está agendada para 14 deste mês.

A inauguração está prevista para as 11h30 de sábado, com a presença do ministro Pedro Mota Soares e dos vários deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo.

Após a receção da comitiva, segue-se uma visita guiada às instalações, o descerramento da lápide alusiva a esta ampliação, a inauguração da Avenida do Município construída para uma maior acessibilidade ao serviço. Há lugar para o almoço, e da parte da tarde, atuação do Rancho Folclórico de Barbeita e cantares ao desafio, proporcionando uma festa aberta a toda a comunidade.

O Centro Paroquial e Social de Barbeita, em Monção, nasceu em Setembro de 1998 e conta ainda com o serviço de creche para 33 crianças, o apoio domiciliário prestado a 45 utentes e o centro de dia para 18. Além do lar de idosos agora ampliado, disponibilizando no total 58 camas.

Últimas