PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Pedro Mota Soares convidado de honra das Feiras Novas

5 Setembro, 2012 - 08:10

250

0

O ministro da Solidariedade e Segurança Social é o convidado de honra das Feiras Novas de Ponte de Lima, festa que a partir de sexta-feira encerra o ciclo das grandes romarias do Alto Minho.

O ministro da Solidariedade e Segurança Social é o convidado de honra das Feiras Novas de Ponte de Lima, festa que a partir de sexta-feira encerra o ciclo das grandes romarias do Alto Minho.

A confirmação da presença do ministro Pedro Mota Soares em Ponte de Lima, para o tradicional cortejo etnográfico, que se realiza no sábado, foi feita por fonte do município liderado por Victor Mendes (CDS-PP).

Este cortejo, um dos pontos altos da festa que entre sexta-feira e segunda-feira deverá levar à vila minhota cerca de meio milhão de visitantes, apresenta-se, segundo a organização, como “uma demonstração única da cada freguesia” do concelho, “numa das mais deslumbrantes demonstrações” da Cultura local.

Em 2011, o mesmo “lugar”, de convidado de honra da festa, foi atribuído a outro membro do Governo, igualmente do CDS-PP, caso da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, sendo Ponte de Lima a única autarquia do país liderada por aquele partido.

Quanto à festa, rusgas com mais de 400 cantadores ao desafio e tocadores de concertina são pontos de destaque das Feiras Novas e “duram desde a noite de sábado até ao nascer do sol de domingo”, juntando cantadores e tocadores “profissionais” a muitos outros que vão aderindo à festa de uma forma espontânea.

“É uma coisa única, que não se vê em mais lado nenhum”, assume Franclim Sousa, presidente da Comissão de Festas.

A Feira do Gado e os concursos pecuários são também “números” obrigatórios daquela que é a última das grandes romarias do Alto Minho e envolverá mais meio milhar de cabeças de gado e dezenas de produtores durante a manhã de sábado.

As Feiras Novas foram criadas pelo Rei D. Pedro IV, por provisão de 5 de maio de 1826, há 181 anos.

O ribombar dos bombos, grupos de Zés Pereiras, gaiteiros, os concertos das Bandas de Música, o folclore, as tocatas, o fogo-de-artifício, os concursos pecuários, corrida de garranos e os cortejos completam a festa de Ponte de Lima.

Últimas