PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Paulo Portas anuncia que vai propor na AR alteração da lei do Alvarinho

2 Maio, 2011 - 09:14

155

0

Na próxima legislatura, o CDS-PP vai apresentar, na Assembleia da República (AR), um projecto de alteração à lei que rege a actividade económica do vinho Alvarinho. A confirmação foi deixada, este sábado, pelo líder do partido, Paulo Portas, à margem da visita à Feira do Fumeiro e do Alvarinho de Melgaço.

Na próxima legislatura, o CDS-PP vai apresentar, na Assembleia da República (AR), um projecto de alteração à lei que rege a actividade económica do vinho Alvarinho. A confirmação foi deixada, este sábado, pelo líder do partido, Paulo Portas, à margem da visita à Feira do Fumeiro e do Alvarinho de Melgaço.Paulo Portas explicou à RVM que este é já um objectivo antigo do partido, e que só ainda não avançou devido à dissolução da Assembleia da República. No entanto, garantiu que após a abertura da próxima legislatura, e se for eleito, o cabeça-de-lista pelo CDS-PP do Alto Minho vai propôr uma Prova de Alvarinho na AR.
Paulo Portas explica que o objectivo passa por "sinalizar ao país a importância deste produto para a economia nacional", realçando que as normas "não podem ser tão apertadas, que destruam a identidade ou a qualidade especifica do Alvarinho".
Em Melgaço, Paulo Portas garantiu que o CDS-PP vai incluir, no seu programa eleitoral, medidas com vista a apostar "radicalmente em quem trabalha e produz", na produção agrícola e florestal como forma de ajudar as exportações, exemplificando "o sucesso" da casta alvarinha.
Também o autarca melgacense, Rui Solheiro, tinha convidado o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, durante a inauguração do certame, para que desempenhasse um papel de "embaixador" do vinho Alvarinho e intercedesse junto dos ministérios da Agricultura e Economia para uma alteração "urgente" da lei que rege a produção deste produto. Rui Solheiro referiu que os requisitos legais exigidos não estão adequados à realidade das adegas de vinho alvarinho (pequenas, familiares), uma vez que exigem muitos investimentos (adegas grandes, equipamentos sofisticados…).
Paulo Portas, líder do CDS-PP, de visita este fim-de-semana a Melgaço, anunciou uma proposta de Abel Baptista na AR no sentido de promoção e divulgação do Alvarinho, já na próxima legislatura.

Últimas