PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Minho
Monção

Património: Tal como Monção… há mais um concelho que vai preservar o antigo armazém da CP

5 Fevereiro, 2021 - 11:10

564

0

PUB À semelhança de Monção, o Município de Fafe (PS), decidiu manter o antigo armazém da CP. Também neste concelho do Baixo Minho o espaço vai ser requalificado. De acordo […]

PUB

À semelhança de Monção, o Município de Fafe (PS), decidiu manter o antigo armazém da CP. Também neste concelho do Baixo Minho o espaço vai ser requalificado. De acordo com o Município, vai dar origem a uma galeria de arte.

“O Município de Fafe vai realizar obras de reconversão e ampliação da antiga estação ferroviária de Fafe, um projeto que visa a valorização do espaço onde se encontra implantado aquele equipamento. Com este projeto pretende-se homenagear o passado, integrando-o num edifício voltado para o futuro”, anunciou a autarquia nas redes sociais.

Entretanto, em Monção, a requalificação do antigo armazém da CP já arrancou. O telhado da antiga estrutura já foi removido. O espaço vai dar origem ao novo Habitat Criativo de Monção – uma incubadora de empresas.

Os trabalhos de reconversão, a cargo da empresa Baltor Steel – Metalomecânica, Lda, no valor de 210.463,60 euros, imposto incluído, iniciaram-se a semana passada.

 

 

Obras de requalificação do antigo armazém da CP em Monção já arrancaram
[Fotografia: Rosa Meirim]

 

 

O novo espaço, localizado numa das principais entradas do centro histórico da vila, “tem como objetivo apoiar os jovens empreendedores no processo de desenvolvimento e consolidação das suas atividades profissionais, visando dinamizar e diversificar a economia local, ampliar e modernizar o tecido empresarial e criar postos de trabalho estáveis e qualificados”, relembra a autarquia presidida por António Barbosa.

Além de disponibilizar espaços físicos com condições efetivas para o pleno desenvolvimento da atividade, o denominado Monção – Habitat Criativo – Incubadora pretende facilitar aos “residentes” o acesso a um conjunto de parceiros, investidores e empresários, proporcionando-lhes, desta forma, uma inserção mais rápida no contexto laboral.

 

 

Ambiente favorável à aprendizagem e empreendedorismo

 

 

No sentido de potenciar o espirito empreendedor e promover a dinâmica empresarial, a filosofia deste espaço aglutinador passará pela “criação de um modelo de trabalho partilhado (recursos, experiências, ideias, serviços e competências técnicas) que, por sua vez, conduzirá a um ambiente favorável à aprendizagem e ao empreendedorismo”, aponta ainda a edilidade.

“Este espaço permitirá que os jovens empreendedores possam iniciar a sua atividade profissional a custos reduzidos e num ambiente favorável à criatividade e partilha de projetos e ideias”, assumindo-se como “uma ajuda importante para quem dá os primeiros passos no mundo laboral”, refere António Barbosa.

Ao mesmo tempo, adianta o autarca monçanense, “assegura a fixação de talentos na nossa terra, contribui para a criação de postos de trabalho qualificados, potencia a atratividade empresarial do nosso concelho, e diversifica a economia local com o aparecimento de negócios inovadores”.

O novo equipamento, que será objeto de uma profunda intervenção de reabilitação estrutural e espacial, compreende dois pisos, ligados por escada e plataforma elevatória para utilização por pessoas de mobilidade reduzida. Estão previstos lugares de trabalho em openspace, gabinetes individuais, sala de reuniões/formação, e espaço de convívio.

Monção – Habitat Criativo – Incubadora já dispõe do respetivo regulamento, o qual estabelece as condições de funcionalidade e acesso ao equipamento. O documento, objeto de um período de consulta pública, foi aprovado em reunião do Executivo Municipal e, posteriormente, em sessão da Assembleia Municipal.

 

[Fotografia: Município de Fafe]

 

PUB

Últimas