PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Participação de Nuno Crato em encontro do PSD de Viana foi feita a “título privado”

30 Novembro, 2012 - 09:53

131

0

A participação de Nuno Crato, ministro da Educação, numa iniciativa partidária do PSD de Viana do Castelo, em outubro, foi feita a “título privado” e a viagem realizada na viatura do líder local do partido.

A participação de Nuno Crato, ministro da Educação, numa iniciativa partidária do PSD de Viana do Castelo, em outubro, foi feita a “título privado” e a viagem realizada na viatura do líder local do partido.

O esclarecimento consta de uma explicação que acaba de ser enviada à Assembleia da República pelo gabinete de Nuno Crato, após um pedido de explicações dos deputados do Partido Socialista sobre a participação do ministro no encontro partidário.

“Foi a título privado que o professor Nuno Crato aceitou o convite endereçado pelo senhor deputado Eduardo Teixeira [presidente da distrital do partido] para um jantar com militantes e convidados do PSD, e foi no veículo deste que se deslocou para o encontro”, lê-se no esclarecimento, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso.

Na pergunta dirigida ao ministério da Educação pelo Grupo Parlamentar do PS, os deputados descreviam “alguma apreensão e incompreensão” sobre a reunião que Nuno Crato manteve em Viana do Castelo, a 23 de outubro, apenas com dirigentes locais e militantes do PSD.

“Partindo do princípio que esta deslocação pretendia discutir a atualidade no setor da educação, porque motivo não foram convocados os parceiros institucionais que se encontram no terreno e que, em primeira mão, poderiam dar conta dos principais problemas nas estruturas educativas do distrito?”, apontaram os deputados.

Além de questionarem sobre os “meios que foram utilizados para esta deslocação” e “quem suportou tais encargos”, os deputados socialistas pretendiam ainda esclarecer se a reunião foi requerida pelo PSD local ou agendada pelo ministério da Educação e Ciência.

Esta visita de Nuno Crato, a convite do Grupo de Estudos e Informação (GEI) da comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, aconteceu na véspera da presença oficial do ministro em Vila Verde e Ponte de Lima para a inauguração de centros escolares, em parceria com as autarquias locais.

No caso de Viana do Castelo, o autarca e presidente da concelhia do PS, José Maria Costa, afirmou no próprio dia, em comunicado, tratar-se de uma “visita clandestina” à cidade e que teve conhecimento da mesma pela comunicação social local.

Últimas