O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) assinala hoje o seu 54º aniversário.
“Há 54 anos (a 8 de maio de 1971), através do DL 187/71, era constituído o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas”, recorda o Município de Melgaço em nota divulgada.
“A Porta de Lamas de Mouro, na freguesia melgacense Lamas de Mouro, é a primeira das cinco portas de entrada do PNPG”, prossegue.
“Vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque, o seu tema central é o Ordenamento do Território, sendo aqui possível visitar uma exposição, permanente, sobre este tema, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos em Castro Laboreiro”.
Melgaço é um dos cinco municípios que compõe este Parque, juntamente com os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
É o único Parque Nacional em Portugal por possuir ainda ecossistemas relativamente extensos e pouco alterados pelo Homem, uma grande biodiversidade e valores naturais de interesse para a conservação.
Ocupa uma área com cerca de 70 mil hectares e estende-se do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, abrangendo as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês.
Comentários: 0
0
0