PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Parque Nacional Peneda-Gerês faz anos (e isso não passou ao lado de Melgaço)

8 Maio, 2025 - 09:33

379

0

Efeméride.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) assinala hoje o seu 54º aniversário.

 

“Há 54 anos (a 8 de maio de 1971), através do DL 187/71, era constituído o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas”, recorda o Município de Melgaço em nota divulgada.

 

“A Porta de Lamas de Mouro, na freguesia melgacense Lamas de Mouro, é a primeira das cinco portas de entrada do PNPG”, prossegue.

 

“Vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque, o seu tema central é o Ordenamento do Território, sendo aqui possível visitar uma exposição, permanente, sobre este tema, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos em Castro Laboreiro”.

 

Melgaço é um dos cinco municípios que compõe este Parque, juntamente com os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.

 

É o único Parque Nacional em Portugal por possuir ainda ecossistemas relativamente extensos e pouco alterados pelo Homem, uma grande biodiversidade e valores naturais de interesse para a conservação.

 

Ocupa uma área com cerca de 70 mil hectares e estende-se do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, abrangendo as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês.

 

 

[Fotografia: ICNF]

Últimas