PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura/Festival: Três fãs entraram à borla como prémio de sensibilização ambiental

18 Agosto, 2016 - 11:24

145

0

Iniciativa foi promovida pela European Recycling Platform.

Três festivaleiros estão este ano a assistir à borla à 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura como prémio pela consciência que mostraram na importância de sensibilizar a comunidade para a gestão correta de resíduos, nomeadamente equipamentos eletrónicos. O passatempo, promovido pela European Recycling Platform (ERP), tinha apenas como regra publicar uma fotografia no facebook alusiva a este tema. As três imagens com maior número de gostos seriam contempladas com passes gerais para o festival. Bruno Eira, de Barcelos; Flávia Peixoto, de Setúbal; e Ana Silva, de Ermesinde são os três felizardos que por esta altura já se divertem na praia fluvial do Taboão.
“Temos notado um crescimento bastante sustentado de ano para ano em termos de quantidade e volumes recolhidos. Isto significa que as pessoas estão cada vez mais alerta para este tema”, disse à Rádio Vale do Minho Filipa Moita, da ERP. “Hoje em dia, uma pessoa que tenha um secador de cabelo para descartar, já não o coloca no lixo comum. A ERP Portugal já tem no terreno mais de mil pontos de recolha de proximidade. Já os grandes eletrodomésticos (como frigoríficos e máquinas de lavar) podem ser encaminhados na troca do velho pelo novo. Ou seja, se a pessoa comprar um frigorífico novo, o frigorífico velho pode ser levado pela loja”, explicou a responsável.
A ERP Portugal pertence à primeira plataforma Europeia de reciclagem, a ERP (European Recycling Platform), fundada em 2002 como resposta à primeira Directiva Europeia sobre os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE). Em Portugal, a ERP opera desde 27 de Abril de 2006, de acordo com a licença para exercer a actividade de Gestão de REEE, emitida através do despacho conjunto do Ministério de Economia e Inovação do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território.
A ERP, primeiro Sistema Colectivo de Gestão de Resíduos (SCGR) de REEE Europeu foi fundada por 4 empresas – Electrolux, Grupo Gillete, Hewlett Packard e Sony, visando a gestão dos resíduos resultantes dos produtos colocados no mercado.
Atualmente, a ERP conta com a confiança de mais de 2.600 produtores a nível internacional e disponibiliza serviços de gestão não só de REEE mas, também, de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) e Resíduos de Embalagem (RE), operando em mais de 30 países.
Ao longo dos anos, a actividade da ERP tem resultado da consolidação da experiência e do conhecimento adquiridos nos diversos países, o que permite uma oferta de serviços de elevada qualidade a preços competitivos.
Em Portugal, mais de 450 empresas já aderiram ao SCGR da ERP, em ambos os fluxos específicos geridos pela entidade – REEE e RP&A.

Últimas