Paredes de Coura vai disponibilizar “em breve” uma Unidade Local de Formação (ULF) para os bombeiros do distrito de Viana do Castelo.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, durante a Sessão Solene evocativa do Dia do Concelho, assinalado no passado sábado.
O investimento pode chegar aos 200 mil euros.
Trata-se de uma ULF que simulará estruturas semelhantes às encontradas em habitações e indústrias, “para que os bombeiros possam treinar e praticar técnicas no combate a estes tipos de sinistros”, anunciou o autarca.
A nova unidade pretende “dar resposta às necessidades formativas dos corpos de bombeiros de todo o distrito” e ainda mais potenciado pela sua centralidade estratégica, com localização na União de freguesias de Paredes de Coura e Resende.
Numa perspetiva de rentabilização do investimento, esta ULF em Paredes de Coura “foi também pensada para permitir o apoio à atividade industrial na área da proteção e segurança”, explicou Vitor Paulo Pereira, realçando também o trabalho conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura e com a Federação dos Bombeiros de Viana do Castelo.
Com esta nova Unidade Local de Formação, Vitor Paulo Pereira não tem dúvidas que a Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo “torna-se pioneira na dinamização de um equipamento deste género, maximizando o investimento e abrindo portas a uma utilização racionada e gerida de forma supraconcelhia”, sublinhou.
Comentários: 0
0
0