PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Reabilitação da Escola Básica e Secundária contemplada pelos fundos Norte 2020

6 Junho, 2016 - 09:33

179

0

Escola é uma construção com quase 30 anos. Apresenta atualmente um coeficiente de vetustez 7 e, por ser evidente o seu estado de degradação desde há vários anos, integrou a fase 3 do Programa de Modernização do Parque Escolar.

A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura viu aprovado o projeto para a sua reabilitação, no âmbito do programa operacional regional Norte 2020 e comunicado pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas.
A escola é uma construção com quase 30 anos. Apresenta atualmente um coeficiente de vetustez 7 e, por ser evidente o seu estado de degradação desde há vários anos, integrou a fase 3 do Programa de Modernização do Parque Escolar. Com esta aprovação da candidatura a fundos comunitários, com um investimento elegível de 2.082.000 euros, o Município de Paredes de Coura vê concretizado um sonho antigo de requalificação uma vez que as condições de degradação do edifício já punham em causa o bom desenvolvimento da aprendizagem escolar.
Esta candidatura aos fundos comunitários avançou em abril. Na altura, o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, defendeu a execução da obra independentemente do parecer favorável ou não da entidade gestora dos fundos Norte 2020: “quando se trata de Educação, eu, se tiver fôlego financeiro, não fico à espera do apoio do Estado”, sublinhou o autarca, que já antes tinha avançado com uma primeira intervenção nesta Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
Recorde-se que no anterior governo, o Município executou obras de beneficiação com um investimento a rondar os 350 mil euros e inteiramente suportado pelo orçamento da autarquia, sem qualquer apoio do Ministério ou de fundos comunitários. Na altura, procedeu-se à substituição das coberturas, revestimento e isolamento de paredes exteriores e à substituição de todas as portas e janelas.
Neste momento, as coisas são diferentes. “Há vontade por parte do Ministério da Educação para que as obras avancem. O Governo atual está a fazer todos os esforços para que, além do financiamento comunitário, este também comparticipe do lado da contribuição nacional. Todavia, já tínhamos decidido avançar independentemente da possibilidade do Governo ajudar, até porque sabemos dos constrangimentos orçamentais”, referiu o edil, reforçando a ideia que norteia a ação do Município. “A educação é uma das nossas prioridades, até porque acreditamos que o futuro da Paredes de Coura depende da formação dos nossos jovens. É aqui que temos de investir”, adiantou Vítor Paulo Pereira.”
Aliás, esta tem sido a ‘marca d’água’ do Município de Paredes de Coura no que toca à aposta na educação, como são exemplo a promoção do ensino de inglês e música clássica no pré-escolar, as feiras de Troca de Sementes inseridas no Projeto Educar para o futuro – Terra, mas também a Caixa de Brinquedos e a Escola do Rock, equipamentos concluídos no último ano e cujo investimento se traduziu em quase 2 milhões de euros.
Ao todo, e fazendo jus a uma recente estatística oficial, comparativa do investimento municipal por setor no Alto Minho, Paredes de Coura dedica aproximadamente 20% do seu orçamento à Cultura e à Educação. “Fazemos isto com o coração, porque sabemos que é a verdadeira aposta no futuro”, concluiu Vítor Paulo Pereira.

Últimas