PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: PSD lembra que «esta é a terceira vez» que Governos PS anunciam ligação à A3

18 Fevereiro, 2017 - 02:30

132

0

«Presidente da Câmara lembra que desta vez o concelho faz parte do Programa de Valorização das Áreas Empresariais.

O PSD de Paredes de Coura lembrou esta sexta-feira, em sessão da Assembleia Municipal, que “esta é a terceira vez em ligeiro período pré-eleitoral que os Governos do PS anunciam a ligação da Zona Industrial de Formariz à auto-estrada”. Pela voz do deputado José Augusto Caldas, os sociais-democratas dizem já estar “habituados a que pouco tempo antes das eleições autárquicas venha um membro do Governo anunciar a obra”. Recorde-se que esta ligação foi anunciada recentemente pelo Governo, durante a apresentação do Programa de Valorização das Áreas Empresariais.
José Augusto Caldas mostrou-se satisfeito com esta boa-nova. “Os courenses e os empresários que apostaram em Coura merecem e tal ligação só peca por tardia. É uma vitória do Sr. Presidente da Câmara, sem dúvida!”, considerou.
No entanto, o PSD recordou também o nome de Tiago Brandão Rodrigues. “Pelo facto de ser Ministro, tem permitido fazer avançar um conjunto de obras de importância vital para Paredes de Coura, sem descurar o trabalho da nossa Câmara Municipal e do nosso presidente da Câmara”. Num breve filme dos acontecimentos, o PSD lembrou que foram obras que estiveram “encalhadas” em anteriores Governos, “quer liderados pelo PSD ou do PS. E que agora têm vindo a ser desbloqueadas”.
No que diz respeito à ligação da Zona Industrial de Formariz, a direita courense espera que “rapidamente a obra seja iniciada para sair definitivamente do papel”. “Espero também que a Câmara Municipal estude formas de, já numa primeira fase, melhorar a ligação da vila ao nó da nova via para que mais courenses beneficiem da nova ligação”, concluiu o deputado municipal.

Vítor Paulo Pereira: “Paredes de Coura está na «Pole Position»”

Na resposta, o presidente da Câmara agradeceu as “palavras simpáticas” do deputado do PSD. “Neste momento devemos ser sensatos. Não me importo se não me atribuírem mérito nenhum. O que importa é que as coisas aconteçam”, sublinhou Vítor Paulo Pereira. “Neste momento o que há é uma «porta que se abriu» que é diferente das anteriores porque Paredes de Coura está inscrita no Programa de Valorização das Áreas Empresariais”, apontou o edil socialista que atribui a grande fatia do mérito “a uma área industrial dinâmica com empresários a investir. Temos uma mão-de-obra que sabe fazer e que faz depressa”.
Vítor Paulo Pereira defende ainda que “devemos criar expectativa nas pessoas. Isso obriga-nos a não defraudá-las”. Em tom professoral, o autarca courense sublinhou que “aquilo que acontece agora é diferente. O facto de fazermos parte do Programa de Valorização das Áreas Empresariais quer dizer que estamos na «pole position»”. “Isto implica maior responsabilidade da nossa parte mas também de quem decide. Na política como no futebol, esperamos também ter um bocadinho de sorte. Muitas vezes isso também pode ajudar. Mas a sorte também se constrói com muito trabalho. Se chegarmos à meta com sucesso, poderemos fazer a avaliação do mérito da obra”, concluiu.
O Programa de Valorização das Áreas Empresariais apresentado pelo Governo tem um montante global de 180 milhões de euros, dos quais 102 milhões em acessibilidades rodoviárias e 78 milhões na criação e expansão de zonas empresariais, que inclui a construção ou a requalificação de 12 estradas prioritárias.
Para além do Parque Empresarial de Formariz, também o Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, o Averpark, no concelho de Guimarães – com 18,4 milhões de euros, e áreas de localização empresarial de Ribeirão e Lousado, em Famalicão, são os contemplados minhotos pelo programa de valorização das áreas empresariais lançado pelo Executivo de António Costa.

Últimas