PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Novo site da autarquia com informação diária sobre risco de incêndio

30 Junho, 2016 - 09:58

158

0

Com a nova ferramenta, o visitante passa a dispor de informação sobre o risco de incêndio para o próprio dia e para os dois dias seguintes.

O Município de Paredes de Coura disponibiliza no seu novo portal municipal – www.paredesdecoura.pt – uma plataforma onde os internautas poderão ter acesso diário e atualizado à informação sobre o risco de incêndio.
Com a nova ferramenta, o visitante passa a dispor de informação sobre o risco de incêndio para o próprio dia e para os dois dias seguintes, bem como as ações interditas e condicionadas, bastando aceder no menu do site a PESSOAS / AMBIENTE / FLORESTA e acionar a opção ‘Período Crítico – prevenção incêndios 2016’. “Entendemos que a floresta representa um valor demasiado importante do concelho, quer do ponto de vista turístico quer do ponto de vista produtivo, para que não façamos todo o possível para salvaguarda-la”, argumentou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira. “Apesar de todo o empenho do Município e do trabalho esplêndido dos bombeiros e de todos os agentes de proteção civil, sabemos que poderá não ser suficiente pois só as pessoas têm a possibilidade de evitar os incêndios. Como?! Quando ganham consciência dos riscos que as suas ações geram para si mesmas e para os outros e isso as faz mudar os comportamentos. Por isso, se a plataforma informativa que colocamos no site contribuir para a consciencialização das pessoas isso já será uma vitória.”
A plataforma integrada no portal é disponibilizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e permite também acesso à informação sobre o risco de incêndio a nível nacional e por concelho.
Recorde-se que a Portaria nº 167/2016, Diário da República, 1.ª série — N.º 113 — 15 de junho de 2016, estabeleceu que o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o ano 2016 iniciará este ano em 1 de julho e terminará em 30 de setembro.
Durante o período crítico (01/07 a 30/09) nos espaços florestais e agrícolas não é permitido: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; bem como circular com tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.
O desrespeito pelas proibições pode implicar uma coima entre 140 a 60 mil euros, sendo que a fiscalização é feita diretamente pelas entidades policiais, nomeadamente, a Guarda Nacional Republicana.
“A longo prazo só uma mudança de política e a aposta estrutural na fiscalização, promoção e proteção da floresta autóctone, com recurso a incentivos económicos reais e interessantes para os proprietários – que compensem o seu crescimento e rentabilidade mais lenta, trarão resultados estáveis a nível nacional”, preconizou Vitor Paulo Pereira.
Partindo também do princípio que a maioria das causas conhecidas dos incêndios florestais é de origem humana, o Município de Paredes de Coura aconselha que em atividades de natureza, como piqueniques, a comida seja pré confecionada e se evitem as refeições que necessitem de ser aquecidas – em caso algum utilizar fogareiro ou grelhador em áreas não autorizadas para o efeito.

Últimas