PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Novo Centro de Atividades Ocupacionais é inaugurado esta quinta-feira

12 Março, 2015 - 07:39

196

0

Provedor da Santa Casa da Misericórdia revelou ainda à Vale do Minho que a nova Unidade de Cuidados Continuados do concelho está quase pronta.

Vai ser inaugurado esta quinta-feira o novo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Paredes de Coura. A ‘fita’ é cortada hoje, mas há já alguns dias que o espaço cumpre a missão principal ao acolher cidadãos portadores de deficiência física e mental. “É uma alegria imensa para todos nós, sobretudo para a Santa Casa da Misericórdia e para a Câmara Municipal. O dia vai ser de festa também porque a Santa Casa da Misericórdia celebra 130 anos. Assinalar a data com uma estrutura desta natureza é muito bom”, disse à rádio Vale do Minho António Pereira Júnior, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura.
A obra teve um custo total de 700 mil euros. Resultou da recuperação de um edifício da Câmara Municipal, já devoluto. Terá capacidade para 30 utentes. Mas, na fase de arranque, o número é mais moderado. “O contrato assinado era para 20 utentes. Mas, à cautela, abrimos para já com 11 utentes. Isto para começar a aprender a funcionar bem com a estrutura”, explicou o responsável. “Não criámos esta estrutura porque nos apeteceu. O que mais me preocupava [na altura em que ocupava o cargo de Presidente da Câmara] é que nas escolas oficiais tínhamos jovens que se aguentavam até ao limite da idade mas que depois tinham de regressar às suas casas. Nós sabíamos que as famílias desses jovens não estavam estruturadas para recebê-los. Achámos que era necessário construir uma estrutura desta dimensão para acolher esses jovens e dar-lhes continuidade”, explicou o antigo autarca courense.
O novo espaço conta com a colaboração de funcionários da Santa Casa. António Pereira Júnior admite, no entanto, que o CAO pode vir a gerar mais emprego no futuro. “É um sonho concretizado”, rematou.
A cerimónia de inauguração do CAO de Paredes de Coura está agendada para as 15h00.

Nova Unidade de Cuidados Continuados para muito breve

As inaugurações em Paredes de Coura não deverão ficar por aqui. António Pereira Junior revelou à Vale do Minho que, dentro de poucos meses, o concelho já poderá contar com uma Unidade de Cuidados Continuados. O espaço vai ficar localizado no edifício do antigo hospital da Misericórdia que está neste momento a ser adaptado e requalificado para o efeito. “As obras deverão estar concluídas em dois ou três meses. Depois resta esperar que a Segurança Social e o Ministério da Saúde virem atenções para o nosso concelho para podermos abrir esta unidade que faz imensa falta”, sublinhou o provedor. “Será uma unidade de longa duração. Terá 22 camas. Naturalmente que as pessoas que forem para lá serão tratadas com muita dignidade e como merecem”, realçou Pereira Júnior.
O custo total da obra deverá rondar os dois milhões de euros.

Últimas