PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Museu Regional pronto a mostrar ‘a paixão e capacidade de realizar’ dos courenses

11 Agosto, 2015 - 07:58

148

0

Feriado Municipal marcado também pelas homenagens. António Pereira Júnior recebeu Medalha de Honra do Município – grau ouro.

“O que temos neste museu é a paixão. A capacidade de realizar”. As palavras foram proferidas esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Museu Regional de Paredes de Coura. Uma vez mais, Vítor Paulo Pereira enviou ‘recados’ a Lisboa e defendeu que “o que é importante é dizer ao país que o futuro não depende tanto da geografia. Depende das pessoas e da sua capacidade de criar. Da paixão que colocamos nos projetos. Seja no festival, seja em todos os desafios que se colocam à Câmara de Paredes de Coura”. Num discurso polvilhado com alguma emoção, o edil courense salientou que “o que nós queremos é mostrar às pessoas que é possível construir projetos seja no sítio mais recôndito do mundo ou no sítio mais inesperado. E isso depende da união e da paixão que metemos em Paredes de Coura”.
Este será um museu que, disse Vítor Paulo Pereira, servirá para mostrar a todos a identidade courense. “Não podemos esquecer de onde vimos. O futuro também se constrói muito com o passado. Por isso é que cursos de História dão jeito na Câmara quando precisamos de tomar decisões. É preciso conhecer a realidade e o que está para trás. Não é preciso ser-se gestor de finanças ou ser-se um grande engenheiro para que as coisas se realizem”, concluiu.
Na cerimónia marcou também presença o Delegado Regional da Cultura do Norte. Num discurso focado em realçar o papel destes espaços, António Ponte lembrou que “o museu é feito para as pessoas, por pessoas e tem como objetivo preservar a nossa imagem e a nossa identidade. É importante que as pessoas venham e que ocupem os seus tempos livres conhecendo a sua história, a sua identidade ganhando em termos de educação e valorizando o seu tempo livre”. O responsável frisou ainda que “os museus são a salvaguarda da nossa identidade e da nossa memória, mas são também uma das grandes âncoras daquilo que pode vir a ser a indústria dos tempos livres e do turismo na região”.
De referir que o Museu Regional de Paredes de Coura está entre o escasso número de museus do distrito de Viana do Castelo que fazem parte da Rede Portuguesa de Museus. “Isso é muito importante. É uma marca de qualidade e que assenta na diferenciação, no trabalho qualificado, por equipas e estruturas qualificadas”, apontou António Ponte.

Vítor Pereira defende política “com imagem positiva”

Seguiu-se a sessão evocativa do Feriado Municipal, onde foram agraciadas três personalidades courenses. A Medalha de Honra do Município – grau ouro foi atribuída a António Pereira Júnior, antigo presidente da Câmara courense. “É de inteira justiça. Foi uma pessoa que passou 40 anos na Câmara Municipal, quer como presidente de Câmara quer na vereação a servir Paredes de Coura e numa altura onde não havia fundos comunitários”, recordou Vítor Paulo Pereira.
Com a Medalha de Honra – grau prata, foram agraciadas duas antigas professoras do ensino primário: Maria Rosa Nogueira e Isabel Pires de Lima. “Estas homenagens servem para mostrar cidadania e reconhecimento a todos aqueles que deram muito à causa pública. Se não fizermos este trabalho, corremos o risco de cada vez mais a política estar entregue a gente incompetente. Se a política não tiver uma imagem positiva, naturalmente que serão menos aqueles que se aproximarão da política”, finalizou o presidente da Câmara.

Últimas