PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Museu Regional acolhe Feira de Troca de Semente este sábado

16 Abril, 2016 - 01:37

137

0

‘Iniciativa vai decorrer entre as 14h30 e as 17h00. Mas antes, durante a manhã, vai decorrer um passeio na região da praia fluvial do Taboão

O Museu Regional de Paredes de Coura acolhe este sábado a II edição da Feira de Troca de Sementes. A iniciativa vai decorrer entre as 14h30 e as 17h00. Mas antes, durante a manhã, vai decorrer um passeio na região da praia fluvial do Taboão, com a Rita Roquete da Bloom Sativum, que ajudará a identificar diferentes plantas silvestres.
Recorde-se que a preservação das sementes autóctones assume uma importância vital, uma vez que são cada vez mais raras, sendo progressivamente substituídas por sementes comerciais, que são as mesmas em todo o mundo, enquanto as sementes locais se foram adaptando durante muitas gerações às condições de solo e clima específicas da sua região de origem. Uma vez que as sementes contêm o futuro da vida, é importante mantê-las vivas. A Troca de Sementes vai proporcionar às pessoas o acesso às sementes originais que as poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas. Todos os que quiserem participar poderão trazer as suas sementes ou plantas para partilhar e trocar.
A Feira de Troca de Sementes está inserida no Projeto Educar para o futuro – Terra, a decorrer no Museu Regional. Neste sentido estão a decorrer, com os alunos do 5º e 6º anos, a realização de várias atividades tais como: a apresentação do Banco de Germoplasma, o banco nacional de preservação de sementes; o projeto da bolota, com diferentes fases, desde a sua recolha, secagem e moagem de forma a transformá-las em farinha para preparação de pão, biscoitos, hamburguers e também o processo de germinação das bolotas na estufa do Município, dando origem a jovens carvalhos para sua posterior plantação na floresta, contribuindo desta forma para a reflorestação com árvores autóctones.
Ainda no âmbito deste projeto que envolve os alunos em todas as atividades, está em execução a horta biológica; um jardim de ervas e flores comestíveis e um pomar com árvores e arbustos de frutos, com os alunos envolvidos em todas as etapas, desde o semear e plantar, ao cuidar e finalmente o colher e preservar para futura utilização ao nível de alimentação e para no próximo ano “lançar à Terra”.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Paredes de Coura e pela Associação Quinta das Águias.

Últimas