PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Município homenageou presidentes de Câmara eleitos após 25 de abril

11 Agosto, 2017 - 02:35

434

0

Descerrados retratos dos três autarcas que vão permanecer à entrada do Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“O nosso Dia do Município é um dia muito especial. Nunca devemos deixar que ele se transforme num dia do quotidiano. A História de uma comunidade está associada aos afectos e à gratidão”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara de Paredes de Coura iniciou esta quinta-feira o seu discurso durante a sessão evocativa do Dia do Concelho, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta cerimónia, foram homenageados os antigos Presidentes de Câmara eleitos após o 25 de abril de 1974: Armando Figueiredo (1974 a 1976); José de Sousa Guerreiro (1977 a 1993); António Pereira Júnior (1994 a 2013).
Vítor Paulo Pereira estruturou um discurso onde atribuiu a cada um dos homenageados um papel fundamental na história do concelho. Sobre Armando Figueiredo, entretanto já falecido e representado nesta sessão pela esposa, o presidente da Câmara enalteceu um autarca “num período de transição difícil. Era um cidadão de qualidade, exemplar e uma pessoa pela qual a comunidade de Paredes de Coura tinha muito carinho”. Sobre o edil seguinte, José de Sousa Guerreiro, o atual presidente da Câmara louvou aquele que foi “o primeiro autarca a captar indústria para o concelho. Isso acabou por trazer um novo pulsar económico e um novo dinamismo a Paredes de Coura”. Já sobre António Pereira Júnior, quase que de forma inevitável, Vítor Paulo Pereira referiu a obra emblemática que marcou as duas décadas em que aquele autarca esteve ao leme do Município. “Gastou quase o Orçamento de um ano na construção do nosso Centro Cultural. Hoje, Paredes de Coura não seria o que é se não tivesse este Centro Cultural”, considera Vítor Paulo Pereira. “A escola é muito importante e decisiva. É a educação que transforma os países em nações mais desenvolvidas e mais tolerantes. No entanto, precisamos também de alunos estimulados e criativos. É por isso que a memória de António Pereira Júnior ficará para sempre ligada ao Centro Cultural”, disse.
Nesta cerimónia foi também homenageada a professora Maria José Brandão Morais, que cumpriu 30 anos de serviço neste concelho. Foi agraciada com a medalha de mérito, grau prata.
A sessão terminou no corredor, à entrada do Salão Nobre, com o descerramento dos retratos dos três presidentes de presidentes de Câmara que ali vão permanecer “agora e para sempre”, sublinhou a autarquia de Paredes de Coura.

[Fotografia: Cecília Pereira]

Últimas