PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Município aposta no ensino de música clássica da creche ao 9º ano

26 Setembro, 2016 - 08:15

157

0

Além da música, o Município garante ainda em todos os estabelecimentos do pré-escolar o ensino do Inglês, sem qualquer custo para as famílias.

O Município de Paredes de Coura passou a apostar este ano no ensino da música clássica desde a creche até ao 9º ano de escolaridade. “O objetivo passa por garantir que os alunos tenham progressivamente acesso ao ensino da música”, explica a autarquia courense. Para o efeito, a edilidade conta com a parceria da Academia de Música de Viana do Castelo, que representa uma garantia de qualidade acrescida, e com a colaboração de todas as instituições de ensino do concelho que se têm mostrado recetivas a estas atividades. “Com o ensino da música, cujas vantagens são conhecidas, reforçamos a componente humanista, estimulamos a criatividade, a capacidade de trabalhar em grupo e, sobretudo, a capacidade de ouvir e respeitar os pares”, observa o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, cuja autarquia também faculta aos alunos courenses a possibilidade de também assistir aos denominados ‘concertos para a família’ e participar num vasto programa de atividades promovidas pelo serviço educativo do município que contam com a ampla participação da população.
Um investimento ao qual a autarquia dá a maior importância, tanto mais que o ensino da Música Clássica bem como do Inglês “contribui para o sucesso a todos os níveis”, sustenta o edil Vitor Paulo Pereira, orgulhoso por poder “garantir o acesso de todas as crianças desde a creche a aprendizagens e vivências que implicam despesas impossíveis de suportar para algumas famílias”.

Inglês em todos os estabelecimentos do pré-escolar

Além da música, o Município garante ainda em todos os estabelecimentos do pré-escolar o ensino do Inglês, sem qualquer custo para as famílias. Ainda no campo do serviço educativo, Paredes de Coura também faculta neste ano letivo música para bebés nas creches com a periodicidade quinzenal, da mesma forma que está a promover a constituição de um coro intergeracional, realçando o valor da pessoa idosa na sociedade e a importância das relações entre gerações diferentes,
Em matéria de investimentos, recorde-se que o Município de Paredes de Coura garantiu recentemente dois milhões de euros para requalificar a sua Escola Básica e Secundária e ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização das Escolas sob o patrocínio do Ministério da Educação. Já no ano anterior, o município havia suportado e sem qualquer apoio do Ministério ou de fundos comunitários os custos de uma primeira requalificação da Escola Básica e Secundária, numa empreitada cujo valor rondou os 350 mil euros, para além de também ter custeado um investimento de cerca de 20 mil euros na renovação do equipamento informático utilizado pelos alunos.
Num outro âmbito e no sentido de esbater possíveis assimetrias, Paredes de Coura não só atribui um subsídio pecuniário de apoio à natalidade/adoção, como também comparticipa mensalmente a frequência de creche, ama ou estabelecimento similar, comparticipa nas despesas de alimentação do Jardim de Infância, da mesma forma que assume a redução no pagamento das despesas de água e saneamento para famílias numerosas.
Paralelamente, o município também garante gratuitamente o transporte aos alunos do 1º ciclo, bem como o passe escolar aos alunos do 2º e 3º ciclo e financia, em 50%, os passes do ensino secundário. Comparticipa a aquisição de livros e manuais escolares aos alunos do 1º ciclo e oferece o material escolar desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade. A Câmara também financia o fornecimento de refeições ao pré-escolar e ao 1º ciclo e garante o prolongamento gratuito após as horas letivas no pré-escolar.
Ao todo, e fazendo jus a uma recente estatística oficial, comparativa do investimento municipal por setor no Alto Minho, Paredes de Coura dedica aproximadamente 20% do seu orçamento à Cultura e à Educação. “Fazemos isto com o coração, porque sabemos que é a verdadeira aposta no futuro”, conclui Vitor Paulo Pereira

Últimas