PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Município aderiu ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana

19 Fevereiro, 2016 - 14:42

147

0

Autarquia compromete-se a providenciar ‘alimentação economicamente acessível e saudável a todas as pessoas’.

Paredes de Coura aderiu ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. Com o objetivo de providenciar uma “alimentação economicamente acessível e saudável a todas as pessoas”, a autarquia courense também se compromete a implementar coerentes políticas e programas municipais relacionados com a alimentação.
“Hoje em dia não é possível acompanhar o ritmo do mundo, que felizmente segue os caminhos de uma cidadania cada vez mais responsável e solidária, sem a adesão a iniciativas como esta. Podemos dizer que é uma visão otimista, mas afirmamos que acreditamos nela”, explicou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, justificando a adesão do seu município ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. “Neste contexto não é possível perspetivar a alimentação mundial fora de um âmbito em que a sustentabilidade ou a responsabilidade social não estejam presentes”, reforçou o autarca, acrescentando que “a estratégia pioneira que Paredes de Coura desenvolve de forma consistente e planeada na alimentação vegetariana, com a envolvência dos restaurantes e público escolar, vai ao encontro de algumas das preocupações desta Câmara Municipal”.
Recorde-se que através de práticas coerentes, Paredes de Coura tem implementado iniciativas únicas como são o Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana – ‘comer para um mundo melhor’ ou até o Projeto Terra. Em parceria com o Agrupamento de Escolas, Paredes de Coura procura com este projeto sensibilizar os mais novos para a ligação à natureza e às origens da comida (sementes), de forma a que quando forem adultos façam escolhas responsáveis e acertadas ao nível da sua alimentação e estilo de vida.
Agora, com a adesão ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, promovido no âmbito da conferência da organização não-governamental Oikos, que contou com o apoio da Direcção-Geral da Saúde e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Paredes de Coura volta a estar na primeira linha das preocupações ambientais e sustentáveis.
Num outro âmbito, recorde-se também que recentemente Paredes de Coura foi o primeiro município do país a avançar com a criação de um Plano de Paisagem, no qual estão definidas as orientações para a gestão da paisagem do concelho, como foi amplamente elogiado no Fórum Internacional sobre a ‘Paisagem do Sudoeste Europeu’, que se realizou no Porto.

Últimas