PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Mascote dos bombeiros não resistiu à emoção e… avariou

20 Novembro, 2016 - 20:58

207

0

«Imaculada Conceição» seguia em segundo lugar no cortejo dos 90 anos dos Bombeiros Voluntários.

Velhinha. Muito velhinha. A mascote dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura bem que tentou cumprir com mais um desfile, mas a idade pesa para todos. Até mesmo para a «Imaculada Conceição», uma Volskswagen «pão de forma» que outrora heroicamente enfrentou tragédias e hoje é docemente estimada pelos courenses. Foi na subida da Rua Dr. Miguel Dantas. O desfile comemorativo dos 90 anos da corporação local seguia com pompa e circunstância. Sirenes ligadas e o povo na berma a saudar os bravos do concelho.
Devagar. Muito devagarinho, a «Imaculada Conceição» seguia num honroso segundo lugar do cortejo. Como se fosse uma «rainha mãe» de todas as viaturas. Mas o esforço foi demasiado para a ambulância adquirida pelos bombeiros em 1964. Um soluço e outro. Avariou. E nunca mais pegou.
Entre alguns sorrisos e ares de preocupação com a valiosa peça museológica, houve ainda quem estivesse disposto a dar um empurrãozito. Mas não. A «Imaculada Conceição», que transportou mais de seis mil doentes, não resistiu mesmo à emoção das festividades dos 90 anos dos soldados da paz courenses. Teve de ficar para trás. Foi depois rebocada para arranjo mecânico.
Recorde-se que os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura celebraram este domingo 90 anos de vida. O dia ficou marcado pela cerimónia oficial, onde marcaram presença várias individualidades locais, distritais e nacionais. “A Associação Humanitária dos Bombeiros de Paredes de Coura tem sido, neste concelho, a entidade que serve de porta de abrigo a todos aqueles que, atingidos por algum infortúnio, pedem auxílio na esperança sempre cumprida de receberem apoio, solidariedade e uma mão amiga”, lembrou a presidente dos bombeiros, Iolanda Pereira, no seu discurso. “Está associação cresce cada vez mais, não só na sua capacidade mas também no número de voluntários que nela se vão filiando, sendo a maior parte gente jovem que garante por muito mais tempo a vida desta associação”, continuou Iolanda Pereira que, entre outros agradecimentos, fez menção ao generoso donativo oferecido pela comunidade courense a residir em Newark, nos Estados Unidos da América (mais de 18 mil euros).
De referir que o Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Proteção Civil, José Oliveira, esteve entre as individualidades presentes.
Mas as ajudas aos bombeiros de Paredes de Coura não param. No próximo domingo, dia 27 de novembro, a Associação Quinta das Águias promove um almoço vegetariano para angariar fundos para a corporação. Este almoço solidário vai decorrer na Escola Secundária da vila. Está marcado para as 12h30. A inscrição custa 10 euros.

Veja as imagens da avaria da «mascote», AQUI [copie o link para a barra de endereços]:

[Fotografia: Cecília Pereira]

Últimas