PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Luz verde à nova ULF – Trabalhos deverão arrancar dentro de dias

13 Maio, 2016 - 22:21

267

0

Primeira fase da nova Unidade de Formação de bombeiros deverá estar concluída até final do ano.

Luz verde para a nova Unidade Local de Formação (ULF) de Viana do Castelo. Os trabalhos de construção do novo espaço deverão arrancar dentro de poucos dias. É esperado que no final do ano possa já servir os bombeiros de todo o distrito. O projeto da ULF foi apresentado esta sexta-feira, em Paredes de Coura. A sessão contou com a presença de várias individualidades e elementos das várias corporações. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o presidente da Federação Distrital dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo considerou que “este é um equipamento fundamental e que já fazia falta para qualificar a formação do nosso distrito. É um equipamento que estará também disponível para a indústria e para todas as entidades que precisam de fazer treinos e testar as suas capacidades”.
Esta, recorde-se, será a primeira ULF no distrito. De acordo com Luís Brandão Coelho, vai ser construída por fases. A primeira será será o centro de formação onde será ministrado o treino em incêndios urbanos e industriais. “Terá um belíssimo enquadramento e será um sítio onde vai dar gosto trabalhar”, disse.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Paredes de Coura acredita que esta ULF “vai ser uma grande mais valia para o distrito. Vem colmatar uma lacuna e reforçar também a capacidade formativa dos nossos bombeiros”. Os custos desta nova unidade vão ser suportados pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, e pelas outras nove autarquias do distrito de Viana, mas vai ser gerida pela federação. “Num contexto em que tudo muda a toda a hora, a formação acabar por ser um elemento essencial na aprendizagem, na intervenção e na segurança dos próprios bombeiros”, sublinhou Vítor Paulo Pereira.
Com um contentamento indisfarçável, a presidente dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura confessou à Vale do Minho a felicidade de ver um sonho prestes a concretizar-se. “Estava a ver isto a demorar tanto que cheguei mesmo a pensar que iríamos ‘perder este barco!’ Mas felizmente isto vai para a frente e ainda este ano vamos ver o nosso projeto concretizado”, referiu Iolanda Pereira. “A ULF nasce com a intenção de servir o distrito de Viana do Castelo. Será uma grande mais valia, pois é na formação que está a origem dos grandes atos e do fazer bem”.
O ambiente de felicidade contagiava toda a gente. O comandante da corporação courense não foi exeção. “Era uma unidade que já fazia imensa falta. Tínhamos de deslocar-nos a outros distritos para fazer formações. Esta nova ULF vai trazer mais ânimo à malta e sobretudo redução de custos”, apontou Filipe Esteves.
De referir que o investimento global nesta ULF atinge os 200 mil euros. No distrito de Viana do Castelo há 12 corporações de bombeiros, sendo que Viana do Castelo detém, além dos bombeiros voluntários, a única estrutura profissional da região. Segundo números da Federação dos Bombeiros, existem no quadro ativo cerca de 600 bombeiros, mas o número total de voluntários atinge os 1.500.

[Fotografia: Cecília Pereira]

Últimas