PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Largo Hintze Ribeiro vai ter árvores novas

8 Maio, 2015 - 16:13

388

0

Autarquia vai avançar com a plantação de novas espécies com objetivo de proporcionar “mais sombra e mais espaços de sociabilidade”.

O Largo Hintze Ribeiro, em Paredes de Coura, vai ter árvores novas. A autarquia anunciou esta sexta-feira que vai avançar em breve com a plantação de novas espécies naquele espaço. A medida prende-se com a existência de várias “árvores doentes , algumas em estado avançado de podridão, provocado por fungos ou parasitas, bem como as árvores que apresentavam a copa morta, folhagem pequena, de cor anormal com presença de madeira podre no seu interior”, refere a Câmara courense. “Sabíamos que as pessoas poderiam não compreender a atitude, mas tínhamos de ser pragmáticos e resolver o problema. As árvores que vamos plantar serão mais pequenas, porque as árvores são como os nossos filhos, temos de ter paciência e cuidar muito para que estas cresçam melhor e com mais vigor”, salienta o presidente da autarquia, Vítor Paulo Pereira.
O autarca socialista recorda que foram consultados arquitectos paisagistas, para os quais o problema com as árvores do Largo Hintze Ribeiro só poderia ser ultrapassado com a colocação de árvores de espécies diferentes, já que os carvalhos têm dificuldades de adaptação ao espaço e ao solo existente. “A escolha recaiu na árvore certa no lugar certo”, pelo que serão plantadas novas espécies de Liquidambar e Ginkgo biloba, complementado com um sistema de rega compensado, capaz de acrescentar suplementos nutritivos à água utilizada, e de forma a viabilizar e acelerar o crescimento das novas árvores.
Esta intervenção é a segunda fase de uma primeira intervenção que procurará reorganizar a mobilidade no centro da vila. Contempla a reabilitação das árvores do Largo Hintze Ribeiro que, desde a sua colocação, nunca se adaptaram às condições particulares daquele espaço. A reposição de árvores de grande porte neste largo de feira visa devolver ao centro urbano espaços de sombra, corrigindo tanto a escala como as condições de conforto ambiental precárias que agora apresenta.
“Não se trata de um grande investimento, nem de um investimento supérfluo. Trata-se apenas de pragmatismo e garantir que o Largo Hintze Ribeiro tenha árvores mais frondosas, mais bonitas, tornando-a numa praça com mais sombra e com mais espaços de sociabilidade”, justificou Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “as árvores desempenham um papel muito importante na qualidade de vida dos centros urbanos. Embelezam, fazem sombra, melhoram a qualidade do ar e favorecem a sociabilidade. São por isso um importante património ambiental que devemos cuidar”, concluiu.

Últimas