PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura já está ‘ao contrário’ – Miúdos e graúdos fascinados com artistas de rua

29 Julho, 2016 - 20:16

206

0

Presidente da Câmara defende que ‘concelhos afastados do Porto e de Lisboa devem criar nova centralidade’.

Primeiro o suspense. Depois com uma bola. E a seguir com duas. E depois com três. Os olhos dos mais pequenos permaneciam ‘colados’ ao malabarista. A expressão dos mais crescidos não ficava atrás. E mais espantados ficaram quando o artista propôs um número com fogo. A petizada ficou em pulgas para ver o que iria sair dali. Com toda a normalidade, em cima de um palco improvisado numa carrinha, o homem sacou de uma carteira que trazia nas calças. Abriu-a e dela saíram chamas. Uma carteira que, num passe de mágica, ardia sem se consumir. O espanto era geral. Seguiram-se aplausos.
«O Mundo ao Contrário» começou esta sexta-feira a tomar conta de Paredes de Coura. Até domingo, a vila vai viver dezenas de momentos como este e outros tantos com muita música e teatro à mistura. Em declarações à RTP, o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, salientou que “«O Mundo ao Contrário» é uma preocupação que nós temos com a cultura e com a formação dos mais pequenos. Queremos crianças competentes do ponto de vista curricular, mas é também precisa a formação emocional”. O autarca courense acredita que “hoje os pais já começam a ter essa consciência de que brincar é um assunto sério”.
Por estes dias, a vila vai ser palco de artistas vindos de todo o mundo. Ainda aos microfones da RTP, Vítor Paulo Pereira voltou a defender a ideia de que “concelhos afastados quer do Porto quer de Lisboa, em vez de gastarem muito tempo a criticar o centralismo, devem criar uma nova centralidade”.
De referir que entre os artistas presentes estão Bruce Airhead (Inglaterra), Miss Easy (Portugal), Tosta Mista (Alemanha/Portugal), Shiva Grings (Alemanha), Gregor Wollny (Alemanha), Mr. Toons (Dinamarca), Cão à Chuva (Portugal), Dama Pé de Mim (Portugal), Nino Costrini (Argentina) e Contigo (Portugal). Oficinas de artes plásticas, construções LEGO, novo circo, ciência, pinturas faciais e leitura vão dar possibilidade a grandes e pequenos também darem liberdade à imaginação e criatividade.
Até domingo não vão faltar propostas num mundo criado em Paredes de Coura “onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia”, salienta a autarquia em nota de imprensa.

Últimas