PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Investigadores da Universidade do Porto estão reunidos na Paisagem Protegida

14 Outubro, 2016 - 09:36

132

0

‘Ao longo de dois dias, este grupo de investigadores aproveita as excelentes condições logísticas proporcionadas pelo Município para a primeira reunião anual.

Cerca de 40 investigadores estão reunidos em Paredes de Coura, mais propriamente no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), da Paisagem Protegida de Corno do Bico, no âmbito da reunião anual do CONGEN, grupo de investigação para a Conservação e Gestão de Espécies, Populações e Ecossistemas.
Ao longo de dois dias, este grupo de investigadores aproveita as excelentes condições logísticas proporcionadas pelo Município para a primeira reunião anual. “Somos diferentes na forma de pensar, caminhar, sentir e investir. Na nossa Câmara Municipal acudimos a tudo, como tem de ser numa altura de crise económica. Mas existem três áreas em que concentramos todas as nossas forças e todo o nosso investimento: emprego, cultura e educação”, explicou o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, ao receber os investigadores. “Educação é conhecimento. Por isso é que temos esta parceria com o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, porque queremos que a nossa terra seja um laboratório de investigação e aprendizagem. Queremos estruturar com o CIBIO um programa que já começou nos retiros, férias e residências científicas, com objetivo de criar uma nova centralidade científica em Paredes de Coura, uma vez que o Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico tem ótimas condições para que isso seja possível”, acrescentou.
Já Paulo Célio Alves, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do CIBIO, enalteceu as condições facultadas e que serão “aproveitadas por todos os elementos deste grupo de investigadores para realizar a sua primeira reunião anual, num fantástico ambiente de trabalho, onde serão discutidas as atividades presentes e direções para os próximos anos”.
Recorde-se que na linha de ação do grupo CONGEN está a conservação e gestão de espécies, populações e ecossistemas. Pelo que para alcançar esses objetivos “são desenvolvidas atividades em investigação, ações aplicadas de conservação e atividades de divulgação sobre a conservação de animais terrestres”, explicou o investigador.
O CIBIO, centro de investigação da Universidade do Porto, tem desenvolvido atividades em várias áreas, nomeadamente em Biologia Evolutiva, Ecologia, Biogeografia, Conservação e disseminação do conhecimento em Biodiversidade.

Últimas