PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Governo diz já ter cumprido 62% das medidas na área da Saúde

27 Dezembro, 2016 - 17:09

122

0

Nova Unidade de Cuidados Integrados inaugurada esta terça-feira e elogiada pelo Executivo de António Costa.

“Neste Governo sempre defendemos que o foco da saúde deve estar nas pessoas e no serviço às populações. O ano de 2016 representa um ano de viragem para o Serviço Nacional de Saúde”. A consideração foi feita esta terça-feira pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, durante a cerimónia de inauguração da nova Unidade de Cuidados Integrados (UCI) de Longa Duração de Paredes de Coura. O novo equipamento, com capacidade para acolher 22 utentes, contou com investimento superior a dois milhões de euros. Às portas de 2017, Fernando Araújo não resistiu a citar a já lapidar expressão de que, também na área da saúde, “palavra dada, palavra honrada”. “As políticas adotadas nestes 12 meses recuperaram e revigoraram o desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Reforçaram a equidade no acesso e a qualidade dos serviços prestados”, continuou o governante. “Neste momento, temos cerca de 62% das medidas do programa do Governo na área da Saúde implementadas ou em fase de execução”, anunciou. Entre essas medidas, Fernando Araújo destacou a redução do valor global das taxas moderadoras, o aumento do número de isentos, a melhoria no acesso aos cuidados de saúde especialmente dos mais vulneráveis, a alteração à legislação do transporte não urgente de doentes, redução dos custos dos medicamentos, entre outras. Até ao final da legislatura, sublinhou o Secretário de Estado Adjunto, o Governo espera dar “um médico de família a cada português”.
Sobre a nova UCI, Fernando Araújo enalteceu a qualidade do espaço. “Apresenta também o rigor necessário para prestar serviços de saúde ao mais elevado nível. A partir de hoje, Paredes de Coura passa a dispor de uma UCI de Longa Duração cuja despesa de funcionamento entre o Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Segurança Social rondará um milhão de euros. Na nossa opinião, não se trata de uma despesa mas sim de um investimento. Um investimento na recuperação das pessoas”, realçou. “Estas novas instalações vêm consolidar o princípio da melhoria contínua no âmbito da resposta do SNS, adequando os recursos disponíveis às necessidades crescentes das populações”, concluiu Fernando Araújo.

Tiago Brandão Rodrigues: “Uma ousadia que surge em boa hora”

A «jogar em casa», o Ministro da Educação nunca disfarçou expressões de contentamento e de orgulho na sua terra natal que viu nascer mais um equipamento. “Este Governo trabalha para que a Rede Nacional de Cuidados Continuados aumente em número mas, acima de tudo, que consolide as suas valências e que chegue de forma mais tentacular a todo o território nacional”, disse Tiago Brandão Rodrigues. “Esta nova unidade será determinante para que esta comunidade possa assistir aos seus que precisam de mais cuidados”. Numa alusão ao número de camas do novo espaço, o ministro sublinhou que “há pelo menos 22 novas excelentes razões para estarmos aqui hoje juntos em Paredes de Coura. Cada uma desta razões terá um rosto único e uma vida insubstituível. A elas acrescentam muitos mais que no futuro irão beneficiar do compromisso de longo alcance que hoje temos a ousadia de assumir”. “Uma ousadia que surge em boa hora, que visa ajudar os doentes e suas famílias”, realçou Brandão Rodrigues. O Ministro da Educação referiu ainda que “todos somos necessários para enfrentar dois dos maiores desafios que a sociedade portuguesa apresenta: a coesão social associada ao envelhecimento demográfico. Estas vicissitudes exigem de Portugal, no seu todo, o empenho atento, tenaz e continuado. Trata-se de estar à altura do desafio de não esquecer que a saúde não se limita a Centros de Saúde e Hospitais. E isso é algo que este Governo tem marcado! Tal como a Educação, que vai muito além das escolas onde começa”.

Vítor Paulo Pereira: “Sinal de um tempo político diferente”

Já o presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira, mostrou-se mais emotivo. Qualificou o momento de “memóravel”. Para o autarca, “a inauguração desta Unidade de Cuidados Integrados em Paredes de Coura é sinal de um tempo político diferente que vivemos; um tempo de maturidade e pluralidade governativa; um tempo onde o denominado serviço público está na ordem do dia e ao serviço das pessoas; um tempo onde não há dinheiro para tudo mas há o suficiente para manter a dignidade das pessoas”. Sempre de setas apontadas a uma nova centralidade, Vítor Paulo Pereira lembrou que “com muito trabalho, muito trabalho mesmo, se consegue alcançar aquilo que faz falta às pessoas. E não é só aquilo que faz falta às pessoas dos grandes centros urbanos – contra as quais não temos nada – mas a todas as pessoas, quer elas morem em Lisboa ou na mais isolada aldeia do Alto Minho”.
Por sua vez, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura mostrava olhos a transbordar de felicidade. Considerou que este espaço é um aumento na área da saúde e do bem-estar. Porém, mais do que isso, António Pereira Júnior falou de “uma responsabilidade enorme para uma instituição que não desiste de encontrar soluções para ajudar os mais desfavorecidos e procurar que também eles tenham dignas condições de vida”.
Os primeiros utentes deste novo equipamento deverão dar entrada já a partir de 2 de janeiro. A nova unidade permitirá a criação de 20 postos de trabalho, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e pessoal auxiliar. Com a entrada em funcionamento desta UCI, referiu a ARS-Norte, a região Norte passa a garantir uma oferta de 2.469 camas nas diferentes tipologias e de 3.829 lugares de acompanhamento domiciliário, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Últimas