PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Festivaleiros expressam arte em máquinas de lavar

21 Agosto, 2015 - 09:14

130

0

Iniciativa é da European Recycling Platform. Pretende alertar os jovens para os problemas ambientais e para a importância da reciclagem.

Já pensou em pintar a sua máquina de lavar roupa? Claro que não. Mas a ideia deixa de ser absurda quando falamos de sensibilização ambiental, reciclagem e arte. É o que está a acontecer na área de campismo do festival Vodafone Paredes de Coura. A European Recycling Platform (ERP) está a levar a cabo a iniciativa “Machine Parade” onde, através do graffiti, desafia os festivaleiros a expressar a arte em máquinas de lavar usadas e inutilizadas. “As máquinas já estavam completamente obsoletas. Estamos a desafiar os jovens a usar a criatividade e a dar ‘uma nova vida’ a estas máquinas. É mais uma forma de trazê-los para o tema da reciclagem”, explicou à Vale do Minho Filipa Moita, da ERP Portugal.
A adesão, referiu a responsável, tem superado as expectativas. O primeiro dia (quarta-feira) foi de alguma inibição, mas no dia seguinte a participação foi seis vezes mais. Até porque o prémio diário é mesmo apetecível: dois passes para a edição do próximo ano do Vodafone Paredes de Coura. Mas, para participar, cada elemento tem primeiro de apresentar o projecto daquilo que pretende desenhar na máquina de lavar. “Até às 14h00 recebemos os ‘drafts’ daquilo que os nossos artistas querem replicar nas máquinas. Posteriormente selecionamos cinco finalistas. Depois, durante uma hora, desafiamos o público a votar na máquina mais gira”, referiu Filipa Moita. Quatro passes para a edição do próximo ano do festival já estão atribuídos a vencedores cujas idades rondam os 20 e os 25 anos. Depois de uma última vida como objecto de arte, esta máquinas serão então desmontadas.

Últimas