PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Escola do Rock começa no próximo domingo

15 Dezembro, 2016 - 01:20

128

0

Edição deste ano contará com a participação do presidente da Câmara local.

Arranca no próximo domingo, em Paredes de Coura, a 3ª edição da «Escola do Rock». A iniciativa promete lançar, uma vez mais, grandes talentos. Ao longo de seis dias, jovens músicos provenientes de todo o país e com idade superior a 14 anos vão desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock. A edição deste ano contará com a participação de um «aluno» especial: o próprio presidente da Câmara. “É um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística. Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios mas de forma séria”, considera Vitor Paulo Pereira.
O espetáculo de apresentação final está marcado para 23 de dezembro, mas o grande momento deverá acontecer em agosto. Recorde-se que é precisamente a Escola do Rock que vai abrir a edição do próximo ano do Festival de Paredes de Coura, que vai celebrar 25 anos de vida.
O programa da Escola do Rock envolve ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, showcases, demonstrações de instrumentos e workshops, num projeto desenhado com a colaboração e direção artística do Space Ensemble. “O currículo disciplinar escolar é essencial e tem muito peso na nossa sociedade. Mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas formações dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho”, acrescentou Vitor Paulo Pereira, que com este projeto viu reconhecida Paredes de Coura, em 2015, com o Prémio UM-Cidades instituído pela Universidade do Minho.
Para demonstrar a singularidade desta escola e o complemento que pode dar ao ensino tradicional, basta referir que o plano curricular das últimas edições incluiu bandas como Led Zeppelin, The Beatles, Morphine, Pixies, PJ Harvey, Queens of the Stone Age, The Black Keys, Nirvana, AC/DC, Franz Ferdinand ou Arcade Fire.
O Diretor da Escola do Rock, Nuno Alves, adiantou que em relação aos workshops previstos, a edição deste ano vai dedicar “especial atenção aos instrumentos eletrónicos, explicando com maior detalhe teclados, sintetizadores, aplicações para terminais móveis, samplers, sequenciadores e processadores de efeitos”.
Complementando a Escola do Rock, a Caixa da Música, em Paredes de Coura, também recebe por estes dias novas bandas. No final dos 5 dias de formação existe o já muito esperado espetáculo de apresentação final, a decorrer na sexta-feira, 23 de dezembro, pelas 22h00, no Centro Cultural. A entrada é gratuita e aberta a todos os amantes de música. Depois, seguir-se-á uma ‘tour’ por algumas salas nacionais e internacionais, ainda a definir.
A Escola do Rock – Paredes de Coura é dirigida por Nuno Alves, tendo como formadores Samuel Coelho (guitarra/violino), Jorge Queijo (bateria), Sérgio Bastos (piano/teclados), Miguel Ramos (baixo) e Maria Mónica (voz).

Últimas